Para celebrar uma das principais datas do calendário ambiental – o Dia Mundial da Água, a Prefeitura  de Campo Grande promove na quinta-feira (22), a Blitz da Água – o desperdício pode ser a gota d’ água’.  A mobilização  acontecerá das 7h30 às 9h30, em frente à Praça Pantaneira (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua 25 de Dezembro). A ação, que é promovida pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), conta com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), CG Solurb Soluções Ambientais e a concessionária Águas Guariroba,

Ainda como parte das ações de conscientização, o Centro de Educação Ambiental Imbirussu (CEA Imbirussu) estará com diversas atividades, entre elas plantio de árvores, palestras, visitas de estudantes e trilha interpretativa.

Recursos hídricos

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca argumenta que Campo Grande tem ainda uma maior responsabilidade em proteger os recursos hídricos por estar situada acima do Aquífero Guarani, nossa maior reserva de água subterrânea. José Marcos destaca que tudo começa pela conscientização e que é preciso nos educarmos,  lembrando que a maioria dos nossos recursos naturais são finitos.

“Na data em que celebramos o Dia Mundial da Água devemos nos questionar quanto à nossa responsabilidade na preservação desse bem indispensável à vida. O que estamos fazendo, quais atitudes efetivas praticamos para a utilização responsável dos recursos hídricos. Pois somente a conscientização fará com que tenhamos um consumo consciente e sustentável da água além da preservação”, pontua o secretário.

Mobilização

O diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante explica que a mobilização tem a intenção de sensibilizar a população para ações de preservação dos recursos hídricos e o uso racional da água. “Durante a blitz serão distribuídos copos da água, copos sanfonados reutilizáveis, sementes de ipê e cartilhas explicativas”, explica o diretor.

O coordenador de meio ambiente da Águas Guariroba, Fernando Garayo, acrescenta que o Dia Mundial da Água de 2018 tem como tema A resposta está na natureza e, segundo ele, este tema está baseado em boas práticas na gestão dos recursos hídricos. “Estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população, por isso faremos a distribuição de mudas nativas do cerrado, para alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais como as remanescentes florestais e, sobretudo, da água”, afirma o coordenador.

Fórum Mundial da Água

Campo Grande participa do 8º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema, que acontece em Brasília, nesta semana. A prefeitura apresenta no Fórum as ações desenvolvidos no município relacionadas à preservação dos seus recursos hídricos e troca ideias e conhecimentos com outros participantes. No encontro serão  apresentadas as ações e resultados alcançados por meio do Programa Manancial Vivo.

Trata-se de um programa voluntário de restauração do potencial hídrico e de controle da poluição difusa no meio rural que prevê pagamentos aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade.  Proprietários rurais que já vêm adotando tais práticas nas bacias atendidas pelo Programa Manancial Vivo também poderão receber incentivos – pagamentos – se mantiverem seus comprometimentos com essas práticas.

Educação Ambiental

Ainda como parte das ações de conscientização, o gestor do Centro de Educação Ambiental Anhanduí – CEA Anhanduí, Osmar Martins, participou da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) Etapa Escolar, organizada pela Escola Municipal Antônio José Paniago, onde palestrou sobre a importância da preservação da água para mais de 450 pessoas entre alunos, professores, coordenadores, administrativos e direção.

Seguem abaixo as atividades da Programação da Semana da Àgua no CEA Imbirussu:

Programação:

Data: 21.03 (Quarta-feira)

Período Matutino

8h – Palestra na Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo – Tema: Importância da Mata Ciliar na Preservação dos Recursos Hídricos (Técnicos do CEA Imbirussu)

9h – Plantio de árvores na escola com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Data: 22.03(Quinta-feira)

Período Matutino

8h – Palestra na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho- Tema: Importância da Mata Ciliar na Preservação dos Recursos Hídricos (Técnicos do CEA Imbirussu)

9h – Plantio de árvores na escola com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Data: 23.03 (Sexta-feira)

Visita da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo