Na busca de fomentar maior reflexão sobre a execução dos serviços da Proteção Social Especial no âmbito da Proteção Social Básica, voltados para os Direitos da Pessoa com Deficiência, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), promove nesta terça-feira (20) o 1º Encontro: Tecnologia Assistiva de Cuidados, Inclusão Social e Acessibilidade.

O evento, que acontece durante todo o dia de hoje no auditório da Semed, visa discutir as ações realizadas pelo Município alinhadas aos serviços das Organizações da Sociedade Civil em articulação com as Secretarias Municipais.

O município de Campo Grande/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, enquanto política pública que prima pela proteção e cuidado, vem desenvolvendo um trabalho de valorização da potencialidade da pessoa com deficiência e de sua família.

IMG_0032 (Copy)Ao abrir os trabalhos nesta manhã, a vice-prefeita de Campo Grande Adriane Lopes destacou a excelência das políticas públicas desenvolvidas na assistência social da capital. “Ouço de servidores com mais de 20 anos de secretaria que nunca houve uma gestão democrática como acontece hoje através do atual governo municipal. A nossa gestão tem criado oportunidades para que todos possam fazer o seu melhor, servindo e fazendo um trabalho com excelência, através de uma gestão humanizada que se preocupa com quem mais precisa do olhar do poder público”.

A Proteção Social Especial realça entre seus serviços e programas, os avanços com a implantação do acolhimento em Residências Inclusivas e Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência.

Destaca-se ainda a atuação dos CREAS, CRAS e OSCS, atuação esta que tem contribuído para a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício do papel protetivo da família, bem como seu protagonismo e emancipação social, promovendo de forma contínua o acesso a garantia de direitos.

A superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Tereza Cristina Miglioli enfatiza que o encontro desta terça-feira busca quebrar alguns paradigmas, algumas barreiras que ainda possam em desfavor das pessoas com deficiência.

“A intenção é que possamos nos reunir para construir estratégias para melhoria da qualidade da vida das pessoas com deficiência e suas famílias. Estamos contando hoje com a presença da Delzina Lopes da Cruz, de Brasília, que é da Secretaria Nacional de Assistência, que é vinculado ao Ministério da Cidadania, e veio somar neste evento. Esperamos sair daqui hoje com estratégias para alcançar autonomia, bem estar e qualidade para as pessoas com deficiência e suas famílias”, disse Tereza.

O titular da SAS, José Mário Antunes enfatiza o avanço da Assistência Social nas duas últimas décadas. Para ele, muitos são os desafios impostos aos profissionais que cotidianamente envidam os serviços no âmbito desta política, principalmente no que tange ao atendimento às necessidades das pessoas com deficiência, pois mediar a acessibilidade em uma sociedade que produz e reproduz a desigualdade continua sendo uma tarefa desafiadora num contexto extremamente contraditório entra avanços legislativos e desafios a viabilização dos direitos.

“O município prima pela proteção e pelo cuidado, e vem desenvolvendo um trabalho de valorização da potencialidade da pessoa com deficiência e também de seus familiares. Isso é feito pela nossa Superintendência de Proteção Social Especial e realça os serviços e programas que já conquistaram inúmeros avanços, como a implantação da residências inclusivas na Capital”, ressalta  o secretário da Assistência Social de Campo Grande.

A programação do 1º Encontro Municipal sobre Tecnologia Assistiva de Cuidados, Inclusão Social e Acessibilidade prevê apresentações de Mesas de Discussão, que trabalharão eixos temáticos como a Inclusão social, acessibilidade e inserção ao mundo do trabalho e o pertencimento e construção de identidade.

A palestra magna do evento será ministrada pela Assistente do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Deusina Lopes da Cruz.