A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDE), quer colocar de vez a unidade de monitoramento do “Programa Crack, é possível vencer” para funcionar. O veículo é dotado com equipamentos (tecnologia) para monitoramento por câmeras, que poderiam ser aproveitado em serviço de segurança pública e foi repassado à Prefeitura pelo Ministério da Justiça. Entretanto, está parado até hoje, devido à falta de repasse das câmeras, instalações dos equipamentos e do software específico.

Microonibus SESPE IIO secretário Valério Azambuja está empenhado em resolver de vez a questão e por o microonibus finalmente nas ruas da Capital. “Vamos comunicar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que a Prefeitura tem o maior interesse em receber definitivamente esse bem. A Prefeitura quer a autorização para implementar esta tecnologia embarcada e colocar o microonibus para funcionar”, explicou.

Valério ressalta que falta apenas instalar os softwares necessários para o funcionamento das câmeras. “Falta configuração. A empresa que ganhou a licitação, que foi em âmbito nacional, não conseguiu instalar os softwares em todo o país. Este problema não é apenas conosco”, pontuou.

Para ele, se não houver como fazer os ajustes necessários, é melhor devolver o veículo para a Senasp e esta para o Ministério da Justiça. “Ou resolvemos isso ou entregamos. Outra solução, caso não haja como resolver a questão do software, seria usar o veículo para o transporte da tropa”, diz. Valério ressalta ainda que todas as medidas a serem tomadas em relação ao Programa precisam ser avalizadas pela SENASP.

Sobre o Programa

Lançado em dezembro de 2011, o programa Crack é Possível Vencer é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.