A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) encaminhou ao Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed/MS) proposta para elevar o salário base do médico da Rede Municipal de Saúde de R$2.516,76 para cerca de R$6 mil. O indicativo de aumento é uma solução para atender as reivindicações da categoria que alega uma defasagem salarial de mais de 12 anos.

Conforme a proposta da Sesau, os médicos que hoje ganham R$2,5 mil por 12 horas trabalhadas, passarão a ganhar R$6 mil, entretanto terão que cumprir jornada de 24 horas. Os ganhos extras de produtividade que podem elevar o salário do profissional em mais R$2,5 mil, além dos plantões, estão mantidos.

Na quarta-feira (26), durante reunião com o prefeito Marquinhos Trad e o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, o presidente do Sinmed/MS, Flávio Freitas, sugeriu aumento do salário base para R$4,7 mil, considerando a incorporação das três gratificações que hoje são pagas aos médicos.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 1.098 médicos, sendo 589 concursados e 509 contratados. A contraproposta deve ser analisada em nova assembleia Geral do Sinmed/MS prevista para acontecer na próxima quarta-feira (3).

*Matéria editada às 15h30 para correção de informação.