Como se comportar em uma entrevista de emprego? Como preparar um currículo? Como definir o próprio perfil para alcançar a vaga tão almejada? Para responder essas e outras perguntas que quem está fora do mercado de trabalho se faz diariamente, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Social do, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (30) o Workshop “Orientações para inserção no mercado de trabalho”.

IMG_1486Iniciativa da Escola de Qualificação da Funsat com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho, o evento tem como público alvo trabalhadores que utilizam os serviços da Agência de Empregos e os beneficiários do Programa de Inclusão Profissional (Proinc).

Morador do Bairro Moreninhas, Valdecir Valter Peres dos Santos, de 50 anos, diz que já mudou minha vida com os cursos da Funsat voltados para os trabalhador.

“Tô fazendo o curso de alfabetização, vou me formar em dezembro. Tô realizando o meu sonho que é ler e escrever”, diz.

Já a moradora do Bairro Tarumã, Karina Pereira dos Santos, de 28 anos, conta que fez curso de auxiliar administrativo, aprendi muito com o curso e quero fazer outros porque a qualificação é a diferença para conseguir uma vaga melhor no mercado. Agradeço a Funsat e a Prefeitura.

IMG_1375O Workshop está sendo realizado na sede da Funsat. Os trabalhadores estão recebendo informações e orientações técnicas sobre os serviços realizados na Agência Pública de Empregos, pela equipe de Intermediação de Empregos – CIE/Funsat.

O prefeito Marquinhos Trad falou sobre a importância de se esforçar para vencer os obstáculos e atingir os objetivos.

“Vocês devem pegar essas oportunidades com a maior força de vontade. As coisas que não deram certo na minha vida não foram porque eu tomei o caminho errado, foi por indecisão. Será que eu começo, será que eu não começo. A pessoa tem que ter decisão! Jesus já ensinou pra gente no evangelho: esforça-te e tenha bom ânimo que eu estarei contigo. É por isso, que o nome de quando a gente clama a Jesus para querer alguma coisa é oração, ora e age. Não adianta só orar. Tem que orar e tem que agir”, IMG_1411disse.

O diretor presidente da Funsat Cleiton Franco explicou que o é um convite feito a cada um dos trabalhadores para mostrar como se manter no emprego.

“Primeiro vamos mostrar como conseguir esse emprego e depois como mantê-lo. O objetivo nosso é que vocês tenham carteira assinada, férias, fundo de garantia, 13º, todos os direitos trabalhistas. O objetivo da Funsat, o objetivo da SAS, da PMCG é que vocês tenham oportunidade de igual para o mercado de trabalho”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social José Mário explicou que o ACESSUAS TRABALHO é um programa que existe na SAS que dá acesso às pessoas ao mundo do trabalho.

“Ele ensina, prepara como se portar em uma entrevista, como falar, como elaborar um currículo, para que você tenha acesso ao mundo do trabalho. Para que concorra de igual para igual como qualquer outra pessoa. Somos parceiros e as políticas públicas devem caminhar de mãos dadas para que a população seja beneficiada”, concluiu.

Este trabalho integrado entre a FUNSAT e SAS é o resultado da articulação de políticas comprometidas com a qualificação profissional, a intermediação pública de emprego, a geração de renda, com orientações para o acesso a direitos sociais (formalização do trabalho, previdência) entre outras.