Até a próxima sexta-feira (17),  Campo Grande respirará cultura por meio do VIII Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e II Seminário Municipal de Patrimônio Cultural, realizados pela Prefeitura de Campo Grande e coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O encontro, que teve início na última terça-feira (14), acontece no auditório da Unigran Capital (Rua Abrão Júlio Rahe, 325).

simpósio_patrimonio_2A abertura contou com a participação da diretora-executiva de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin Zamarrenho que explanou sobre o Reviva Campo Grande,  projeto de revitalização do centro da cidade que integra o Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Campo Grande – Viva Campo Grande II.

morada dos baís

O evento faz parte da Semana da Valorização do Patrimônio Cultural Homenagem ao Centenário da Morada dos Baís.  Com uma programação recheada de palestras, o evento tem como objetivo abordar informações gerais do patrimônio cultural, além de envolver os participantes sobre a importância da preservação, conservação e salvaguarda da história cultural.

Entre as apresentações está prevista a participação do restaurador e conservador, Antônio Sarasá. O palestrante é membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de bens Culturais (Abracor) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores.

Confira a programação:

15/08 – Quarta-feira

8h – Palestra: Legislação de Proteção ao Patrimônio Cultural no âmbito Municipal e Estadual

Prof. Dra. Maria Margareth Escobar Ribas Lima/UFMS

14h – Palestra: Mecanismos de Proteção e Normatização do Patrimônio Cultural

Prof. Me Giovane Chaparro/UNIGRAN

16h – Palestra: A importância do MPE na Proteção do Patrimônio Cultural

Promotora Dra. Luz Marina Borges Maciel Pinheiro

Promotor Dr. Luiz Antônio Freitas de Almeida

Arquiteto do MPE-MS Jean Claud Borges Maciel Pinheiro.

16/08 – Quinta-feira

14h – Apresentação: Requalificação do Castelinho e do seu entorno imediato – Ponta Porã/MS. Arq. Me Eduardo Melo)

15h – Apresentação: Da invisibilidade ao protagonismo: Reabilitação da antiga Esplanada Ferroviária de Campo Grande∕MS

Arq. Me João Santos

19h – Palestra: A Zeladoria do Patrimônio Cultural

Antônio Sarasá

Mini Curriculum: Conservador, Restaurador, Idealizador e Coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação, restauração, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá.

17/08 – Sexta-feira

14h – Visita guiada na Morada dos Baís

Prof. Dra. Maria Margareth Escobar Ribas e Prof. Ms. Regina Maura Lopes Couto Cortez

Local: Sesc Morada dos Baís – Av. Noroeste, 5140 – Centro