A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sesdesc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove  na quinta (22) e sexta-feira (23), às 8 horas, na Escola Municipal Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, o 1º Seminário Municipal da Agricultura Familiar.  O evento visa aprimorar os conhecimentos dos pequenos produtores rurais e de produtores da agricultura familiar de Campo Grande.

Juntamente com o seminário, será feita a entrega do ônibus do Projeto Saladão e do caminhão refrigerado para apoio logístico e comercialização da produção agrícola do município.

O seminário consistirá em palestras e práticas de produção voltadas para a agricultura familiar, dando oportunidade aos produtores o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária. Os produtores conhecerão alternativas tecnológicas de arranjos de sistemas de produção que irão promover a troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias.

caminhão saladão_1Projeto Saladão

O ônibus do Projeto Saladão é um veículo adaptado com gôndolas e umidificador de ar, com capacidade para armazenar mais de 300 kg de legumes, frutas e verduras produzidos pelos agricultores assistidos pela Sedesc. O ônibus seguirá um roteiro para a comercialização destes alimentos por todo o município.

A proposta prevê que esse veículo permaneça estacionado inicialmente às segundas, quartas e sextas-feiras na Praça do Peixe (Bom Pastor), proximidades da Igreja Perpétuo Socorro (Av. Afonso Pena, bairro Amambai) e proximidades da Semed (Vila Margarida). A intenção é oferecer aos consumidores produtos fresquinhos, diretamente do campo.

O ônibus Saladão será abastecido pelo caminhão refrigerado que possuí carga útil mínima de 2.500kg, equipado com um baú isotérmico com aparelho de refrigeração entre  0°C  a 10° C.  O ônibus Saladão oferecerá apoio logístico para as comunidades e associações rurais, auxiliando na distribuição da produção agrícola desenvolvida pelos pequenos agricultores.

Atualmente, a Sedesc desenvolve assistência técnica em 24 comunidades de agricultores familiares do município, atendendo cerca de 320 produtores que produzem os mais variados tipos de produtos. A produção atende diversos programas, entre eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).