A Tradicional corrida do facho aconteceu neste domingo (26), pela manhã em Comemoração ao aniversário de Campo Grande e contou com 192 atletas, sendo 12 equipes femininas e 9 equipes masculinas.

IMG_8038Promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) A tradicional Corrida do Facho acontece desde a década de 1960, participavam da corrida apenas unidades militares e a partir da década de 1970, a competição foi aberta a entidades civis, com a participação do público masculino.

Para este ano, a novidade foi a participação do grupo feminino onde cada atleta da equipe feminina percorreu 5 Km e 10 km cada atleta da equipe masculina. Na equipe feminina ficaram com o 1º lugar a equipe Fartlek A com tempo 23.14.4, em 2º lugar a equipe, Kamikaze e Percurso Livre com um tempo de 24.12.1 e em 3º lugar a equipe ADAC com 24.14.1.

Na categoria masculina, o 1º lugar ficou com a equipe Bicampeã Percurso livre com um tempo de 34.14.0, o 2º lugar ficou com a equipe CMO com 34.17.8, e o 3º lugar com a equipe ADAC fazendo 36.46.2.

Na Equipe Percurso Livre que percorreu os 10 km em um tempo de 34.14.0  o atleta André Rodrigues do Nascimento, 26 anos, conta como foi ser campeão pelo segundo ano consecutivo, “A prova bem difícil, o grupo da CMO sempre vem forte e nós treinamos muito para fazer bonito, sou atleta profissional há três anos e foi mais uma vez muito gratificante participar desta corrida”, contou.

IMG_7993A corredora Fabiana de Souza Dutra, 29 anos, foi uma das campeãs, com a equipe Fartlak conquistou o 1º lugar na categoria feminina,

”Participar  de uma corrida, onde as mulheres não, podiam correr é muito emocionante, eu já participei de várias corridas, treino competindo, mais hoje foi diferente porquê as mulheres puderam participam de uma corrida tradicional em campo Grande, foi uma grande conquista para nós do grupo feminino participar, eu estou muito feliz com o resultado da corrida”, disse.

Na equipe masculina o primeiro lugar ficou com o grupo Percurso Livre, que percorreu os 10 km em um tempo de 34.14.0, o atleta André Rodrigues do Nascimento, 26 anos, Bi Campeão com sua equipe conta como foi a emoção deste ano.

“A prova bem difícil, o grupo da CMO sempre vem forte e nos treinamos muito para fazer bonito, eu sou atleta profissional há três anos”, conta André

A integração das mulheres na corrida do facho deste ano trouxe  muita comemoração entre as equipes e  marcou a competição.

“Uma história,  de uma corrida muito tradicional que no primeiro momento só os militares participavam  e com o passar dos anos se entendeu que era importante a inclusão dos civis  esse ano pela primeira vez as mulheres estiveram competindo com um grupo de 12 equipes femininas e  com isso a prática esportiva na corrida aumenta ainda mais ”,  destaca o diretor-presidente, da Funesp.

IMG_7948Equipes participantes

Masculinas

Percurso Livre

9º Batalhão de comunicações e Guerra eletrônica,