A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nesta segunda-feira (18), da solenidade de entrega da primeira versão do novo currículo escolar de Mato Grosso do Sul, que tem como foco, a valorização das características regionais do Estado.

O evento contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, do governador Reinaldo Azambuja, da secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Mota e da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado.

O documento vem sendo discutido entre as duas secretarias de Educação desde o ano passado, quando foi montada uma equipe formada por técnicos do município e governo estadual. O estudo integrado possibilitou propostas em comum com o objetivo de beneficiar a comunidade escolar.

A Base Nacional Comum Curricular tem sido debatida por técnicos da Semed desde o primeiro semestre de 2017, através de encontros e seminários. A BNCC vem sendo desenvolvida desde 2015 por meio de um processo liderado pelo Ministério da Educação, que busca a participação da sociedade, alunos, professores e gestores._DSC2450

Este ano, a secretária Elza Fernandes já participou de diversos seminários e fóruns que abordaram a importância das parcerias na elaboração do documento apresentado hoje ao ministro.

Um dos mais importantes foi o seminário “Regime de Colaboração: fortalecendo as competências socioemocionais dos estudantes de MS”, que teve o objetivo de mobilizar os secretários municipais de Educação, responsáveis pela implantação da Base Nacional Comum Curricular nas coordenadorias regionais, quanto a importância de adotar um regime de colaboração para a implementação da Base.

Para a Secretária de Educação, Elza Fernandes a proposta do novo currículo é elevar o nível na qualidade da educação oferecida aos alunos.

“A elaboração desse currículo nós vamos visar a particularidade de cada região, principalmente do estado. O objetivo do currículo é garantir o ensino de qualidade a todos os alunos independente se é da rede pública ou particular”.

O Superintendente de Políticas Educacionais – SUPED, da Semed, Waldir Leonel, explica como será aplicada a regionalização.

“A base curricular terá também a regionalização e trabalhará dentro de um viés na cultura regional, onde serão aplicados assuntos como agroindústria, pecuária, paisagens e história regional”.

O Ministro de Estado da Educação, Rossiele Soares da Silva, que esteve presente no evento comentou sobre a Base Curricular.

“Nós estamos chegando ao primeiro passo importante que é agora a discussão da sociedade de Mato Grosso do Sul. Esse é o passo fundamental colocando o documento na rua para discussão com professores, escola, comunidade e sociedade. È um documento para o futuro. A base nacional é a parte comum, onde queremos chegar. Os técnicos, professores e escolas estão apresentando, sempre considerando as condições locais, ou seja, a característica de todo o MS”.

Implantação

A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação e irá definir o que de fato é importante no aprendizado dos alunos da Educação Básica. O documento será referência para os currículos de todas as redes públicas e particulares do país e  deverá ser homologado pelo Ministério da Educação e Cultura ainda este ano.

Caso isso ocorra, a BNCC será colocada em prática já em 2019, por isso regime de colaboração é fundamental neste processo, pois vai garantir que a implementação da BNCC ocorra de forma igualitária em todas as redes de ensino do país.