Visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como a ampliação da rede de contatos sociais do usuário foi planejado nesta terça-feira (26), na sede do Centro Dia, um dia de atividades intitulado como “O Dia da Beleza”. O evento aconteceu a partir das 14 horas e contou com a presença da vice-prefeita Adriane Lopes e da secretária municipal da Assistência Social Maria Angélica Fontanari.

Houve corte, escova e hidratação de cabelos, oferecidos pelos alunos do Instituto Fênix Escola de Cabeleireiros, apresentação do grupo de dança criativa e coral do Centro Dia, massoterapia, exposição de artes, palestra sobre direitos da pessoa com deficiência,  ministrada pela advogada Rosinéia Britto e bingo com diversos prêmios.

Adriane Lopes ressaltou a importância da humanização e da qualificação dos atendimentos aos usuários das unidades e a importância desse dia de atividades. “É um dia especial para fortalecer os vínculos entre os familiares e os usuários, para aumentar a autoestima das pessoas”.

Rosimeire de Oliveira, de 47 anos, tem um filho de 22 anos que frequenta o Centro Dia. Ela diz que seu filho considera o local como sua segunda casa. Há três anos, sofreu um acidente de moto, ficando com sequelas. “No Centro Dia, meu filho reaprendeu a comer, já está andando super bem, se relaciona com outras pessoas sem agressividade, participa de atividade de pintura, jogos, além de que melhorou muito a sua memória. Ano que vem o neurologista já liberou para que ele possa voltar à escola”, contou Rosemeire.

Fidel Sino, 43 anos, contou que há um pouco mais de um ano, sua esposa sofreu um AVC. Há dois meses estão frequentando o Centro Dia e já pôde notar melhoras em sua recuperação. “Ela já está conseguindo falar um pouco. Estou aprendendo muitas coisas. A gente pensa que nunca vai acontecer na nossa família e encontrar pessoas com problemas parecidos com os nossos, nos ajuda a enfrentar os desafios. Aprendemos uns com os outros”, disse.

CENTRO DIA

O Centro Dia é uma Unidade da SAS, vinculada a Superintendência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que oferta serviços voltados às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária. Atende pessoas com qualquer tipo de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual entre outras) que se encontra em vulnerabilidade social e/ou risco social por violação de direitos.

O Centro Dia atende jovens e adultos, entre 18 e 59 anos, e tem a finalidade de promover autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O Centro Dia encontra-se situado à Avenida Mato Grosso n. 390 – Centro. Tel: 3341-4301