A prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), publicou na edição desta segunda-feira (23), do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a nomeação de candidatos classificados em concursos públicos de provas e títulos no ano de 2016. No total foram 596 candidatos nomeados.

De acordo com o Decreto “PE” n. 934, de 20 de abril de 2018, foram nomeados os candidatos aprovados no concurso de 2016, para ocuparem as seguintes vagas: professor – Educação Infantil (229 candidatos), professor de arte – Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental (10 candidatos), professor de Educação Física – Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental (8 candidatos).

E, ainda, professor de História do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (4 candidatos), professor de Geografira do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (2 candidatos), professor de Inglês do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (8 candidatos), professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (4 candidatos), professor de Matemática do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (4 candidatos), professor Anos Iniciais do Ensino Fundamental (52 candidatos).

Já o Decreto “PE” n. 935, de 20 de abril de 2018 traz a nomeação de candidatos aprovados no concurso de 2016, para ocuparem as seguintes vagas: técnico previdenciário (2 candidatos).

Também está publicado nesta segunda-feira o Decreto “PE” n. 936, de 20 de abril de 2018, com a nomeação de candidatos aprovados no concurso de 2016, para ocuparem as seguintes vagas: administrador (4 candidatos), auxiliar de saúde bucal (2 candidatos), odontólogo PSF (1 candidato), odontólogo – Radiologista (1 candidato), fisioterapeuta (4 candidatos), psicólogo (4 candidatos) , profissional de apoio educacional – Letras (1 candidato).

Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Campo Grande está convocando 256 agentes comunitários  de saúde e de combate a endemias aprovados em concurso de 2016, de acordo com o decreto n.925, de 20 de abril de 2018, publicado na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial (Diogrande).

Conforme a publicação, estão sendo chamados 134 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 122 Agentes de Combate a Endemias (ACEs) que serão lotados em todas as unidades básicas de saúde do município reforçando a assistência em saúde da população.

Atualmente, a Prefeitura de Campo Grande tem 1.387 agentes comunitários de saúde e 217 agentes de combate a endemias, que têm trabalhado bastante para a redução de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Trabalho do Agente de Combate às Endemias –  Cabe ao Agente de Combate às Endemias desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; executar ações de controle de doenças/agravos interagindo com os ACS e equipe de Atenção Básica; identificar casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminhar os pacientes para a Unidade de Saúde de referência e comunicar o fato ao responsável pela unidade de saúde; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e/ou coleta de reservatórios de doenças; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores, entre outras.

Função dos Agentes Comunitários de Saúde –  O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.

As atribuições designadas ao ACS estão dispostas na Portaria GM/MS nº 1.886, de 18 de dezembro de 1997, e no Decreto Federal nº 3.189, de 04 de outubro de 1999, que fixa diretrizes para o exercício de suas atividades, possibilitando uma proposição qualitativa de suas ações e evidenciando um perfil profissional que concentra atividades na promoção da saúde, seja pela prevenção de doenças, seja pela mobilização de recursos e práticas sociais de promoção da vida e cidadania ou mesmo pela orientação de indivíduos, grupos e populações, com características de educação popular em saúde e acompanhamento de famílias.

Processo seletivo

A edição 5.212 do Diogrante traz também as convocações de dois processos seletivos, que juntos somam quatro (4) novas contratações. Os editais de Processo Seletivo Simplificado para o programa de contratação temporária da Semed convoca dois candidatos aprovados para o cargo de Agente de Patrimônio e outros dois candidatos para o cargo de Auxiliar Administrativo e Financeiro.

Quem quiser conferir a lista de nomeados e convocados pode acessar o Diogrande, que está disponível no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/diogrande