Em 2017, o Brasil registrou 6.250 patentes concedidas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Conforme o levantamento divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), tais registros cresceram 30% em relação ao ano anterior (4.771). Números que mostram a importância de proteger propriedades intelectuais, para que os danos causados por violações contra tal patrimônio, sejam resguardados.

Em razão disto, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), registrou a marca do aplicativo Fala Campo Grande no início deste ano.

“A Agetec tem consolidado os trabalhos desenvolvidos na área de TI para padronizar os processos realizados desta gestão e a documentação oficial de uma propriedade intelectual faz parte da metodologia da agência. Por isso, houve a necessidade de conhecer os procedimentos de registros e patentes e assim elaborar um fluxo de procedimentos padronizados para as próximas certidões”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Os pedidos de registros de propriedade intelectual podem ser feitos pelo site do INPI, órgão responsável por receber as solicitações e emitir a documentação aos interessados. Para o diretor de Inovação em Gestão Pública, Claudio Ramos, o registro da marca Fala Campo Grande tange o trabalho realizado pela agência que visa modernizar a gestão pública e evidenciar perante a base de dados nacionais, a produtividade e organização municipal pautadas na inovação.

“Os registros no INPI evidenciam um trabalho contínuo de inovação no município de Campo Grande e melhora a nossa visibilidade nos rankings de cidades inteligentes, abrindo oportunidades para investimentos externos e parcerias com instituições de pesquisa”, destaca Ramos.

Aplicativo Fala Campo Grande

Lançado em agosto de 2017, o aplicativo Fala Campo Grande possibilita ao cidadão campo-grandense participar da administração municipal com sugestões, reclamações e denúncias feitas através da plataforma digital no smarphone, desktop ou pelo telefone 156.