A Prefeitura de Campo Grande, por meio de sua Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenadoria de Proteção à População de Rua e Políticas Antidrogas, mobiliza a sociedade civil para a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas Voltadas para a População em Situação de Rua. O comitê tem como proposta acompanhar e monitorar as políticas públicas voltadas a população de rua e desenvolver projetos que possam contribuir no atendimento a esse público.

O comitê, que a principio é consultivo, terá sua composição por membros titulares e suplentes. As discussões de criação do comitê acontecem na sede da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, tendo como participantes o poder público, representado pela Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Fundação Social do Trabalho, Fundação Municipal de Esporte, Agência Municipal de Habitação, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Também participam do comitê representantes da UFMS e da sociedade civil organizada com as comunidades terapêuticas, Casas de Apoio e entidades filantrópicas. Como convidados, mas sem direito a voto, estão a Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Ministério Público.

Integração entre poder público e sociedade

Para a coordenadora de Proteção à População de Rua e Políticas Antidrogas, Bárbara Rodrigues, o grande papel do comitê é essa integração entre poder público e a sociedade civil com o propósito de que os resultados das políticas públicas desenvolvidas sejam satisfatórios. Bárbara destaca que,  desde 2009, o comitê está regulamentado por lei, mas que apenas nesta gestão está sendo trabalhado em nossa cidade.