A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo, participou nesta semana da “UrbanTec Brasil 2017 – Soluções inteligentes para cidade melhores”.  Organizada pela Fundação Getúlio Vargas, a conferência internacional discutiu as melhores estratégias de planejamento, gestão e investimento para o desenvolvimento urbano sustentável inteligente.

O secretário municipal de Governo, Antônio Cézar Lacerda, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Fernando Amorim e a diretora-executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, Catiana Sabadin Zamarrenho, participaram do evento e mostraram os projetos e ações feitas em Campo Grande para garantir o crescimento e melhorias para a população.

WhatsApp Image 2017-09-28 at 19.57.54No dia 28 ocorreu o Seminário onde foram discutidos os temas: Planejamento Urbano, Mobilidade e Resiliência; Energias para as Cidades; Transformação Digital das Cidades e Financiamento da Infraestrutura Urbana Sustentável. Neste último tema, a diretora Catiana Sabadin participou da mesa redonda apresentando as experiências de Campo Grande na estruturação de projetos de infraestrutura e captação de recursos. A equipe aproveitou a oportunidade para conhecer também o VLT implantado no Rio de Janeiro e o Projeto de Requalificação do Porto Maravilha.

Para o secretário municipal de Governo, Antônio Cézar Lacerda, o encontro entre representantes da administração pública foi de extrema importância por apresentar a situação atual, os recursos e desafios para fazer as cidades crescerem. “Apontamos propostas, projetos e oportunidades de investimentos. Encerramos nossa estada aqui no Rio de Janeiro certos de que cada debate nos ajudará fazer Campo Grande cada vez melhor. Mostramos o nosso trabalho e aprendemos com o trabalhos dos demais”, disse.

O ministro das Cidades Bruno Araújo, o ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, o diretor Executivo da FGV Projetos Cesar Cunha Campos entre muitas outras autoridades levaram suas experiências.

149aa01a-6881-4698-ab8c-78d6dcb071ceNo quesito melhores práticas para uma cidade sustentável foram apresentadas novas formas de promover o planejamento urbano para uma gestão mais aberta e inclusiva. Uma das preocupações presentes no debate foram os impactos climáticos e a capacidade das cidades de resiliência.

No campo da mobilidade foram propostas oportunidades e desafios de discutir a melhor forma de introduzir novas ferramentas de gestão em procedimentos tradicionais do planejamento da mobilidade urbana.

Em relação às energias renováveis, Smart Grid e E-Mobility foram apresentadas discussões de como incentivar e financiar projetos de geração de energia elétrica de fontes renováveis no meio urbano. Quais as soluções para ampliar a rede e diminuir custos com a iluminação pública por meio de cases de sucesso que podem ser replicados.

Outro ponto que não poderia deixar de ser discutido é a transformação digital de cidades. Foram mostrados como as cidades estão se preparando para a disrupção digital e a Internet das Coisas (IoT). Desafios que cidades de todo o mundo já estão enfrentando. Enfatizando a importância da eficiência diante de recursos limitados.

O financiamento da infraestrutura urbana sustentável como forma de garantir qualidade sem aumentar os custos fechou o debate mostrando a importância das parcerias público privadas, que vem determinando a eficiência e o alcance dos projetos.

(Matéria editada às 13h40 para adição de informações)