A Prefeitura de Campo Grande inaugurou neste sábado (19), em Rochedinho, Distrito da Capital, o nono núcleo da Escola Pública de Futebol. Com isso, a Fundação Municipal de Esportes, que desenvolve as ações, passa a atender quase mil crianças entre 10 e 14 anos, já que as oficinas acontecem desde abril nos parques e praças da Capital.

O lançamento aconteceu no campo de futebol anexo à Escola Municipal Barão do Rio Branco e culminou com a ação social desenvolvida no local, que levou diversos serviços da prefeitura à comunidade de Rochedinho.

Foto: Gerônimo Interlandi
Foto: Gerônimo Interlandi

Na ação, o prefeito Marquinhos Trad destacou a união do secretariado para a melhoria da região. “Com a escola pública trazemos melhorias, alegria e a implantação de projetos de esporte, que nunca havia chegado até Rochedinho. Temos que trazer ainda mais e só vamos conseguir atender a comunidade se todos estiverem de mãos dadas como estamos agora. Assim, vamos atender não apenas regiões urbanas, mas também na zona rural”, declarou.

O subprefeito de Rochedinho, Silvio Santos, elogiou os serviços da Prefeitura. “A administração não mede esforços para que os serviços cheguem aqui e mesmo com todas as dificuldades, a prefeitura tem sido eficiente ao nos atender”, pontuou.

O diretor da Escola Municipal Barão do Rio Branco, Francisley Galdino da Silva, aproveitou a oportunidade para chamar à população para dentro da escola. “Quando a escola recebe a comunidade ela é mais feliz e estamos aqui para trabalhar juntos. Atender a população de Rochedinho com educação, cultura e esporte”, disse.

Escola Pública de Futebol

Para o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o grande diferencial do Projeto de Futebol em Rochedinho é a descentralização das ações. “Este é o nono núcleo que estamos implantando. É um dos projetos que mais funcionam. São oito núcleos em Campo Grande, que atendem 900 crianças, entre meninas e meninos. Hoje estamos cumprindo mais um dos princípios da gestão, que é a descentralização, atendendo a população onde eles moram”, ressaltou.

Foto: Gerônimo Interlandi
Foto: Gerônimo Interlandi

Quem também comemora o projeto são os jovens como Oziel Carlos Xavier, 12 anos, que já se inscreveu. “Eu quero muito participar. Não vejo a hora das aulas começarem. Estou ansioso”, finalizou o jovem, que já começa os treinos na próxima terça-feira, às 15 horas.

As oficinas serão orientadas por Luiz Henrique da Anunciação, mais conhecido como Platini, que atenderá em três turmas de 25 a 30 crianças, todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 15h às 17h. O projeto, que conta com a parceria com o Banco Sicredi, será implantado também no Distrito de Anhanduí, dia 28 de agosto. Além do futebol, a prefeitura oferece em Rochedinho aulas gratuitas de tênis, todas as sextas, das 14h às 17h30.

Ação Social

Foto: Gerônimo Interlandi
Foto: Gerônimo Interlandi

A subprefeitura de Rochedinho realizou Ação Social levou aos moradores diversas ações, como corte de cabelo; diversão para as crianças, com futebol de sabão; além de serviços ofertados pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), como cadastro de trabalhadores, encaminhamentos de vagas disponíveis, orientações sobre emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e habilitação do seguro-desemprego, além de informações sobre os demais serviços realizados pela Funsat.

A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, e o secretário-adjunto  da secretaria de Obras, Ariel Serra, que também participaram da Ação Cidadã, ressaltaram a possibilidade de construir mais duas salas de aula na escola Barão do Rio Branco, local onde aconteceu a ação. A ideia é que as salas sejam entregues no início de 2018.