O mês de setembro é marcado pelo dia nacional de luta da pessoa com deficiência. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência, realiza a campanha ‘’Setembro Inclusivo’’.

400A3390 (Copy)O objetivo é promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, buscando seu protagonismo e efetivando as políticas públicas. A campanha contará com a parceria de mais de 20 entidades, entre associações, empresas, instituições e Secretarias que podem, de alguma forma, fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência.

Presidente da Associação das Mulheres com Deficiência de Campo Grande, Mirella Ballatore falou da importância da ação da prefeitura.

“O Brasil tem uma tradição de ter meses temáticos, e o setembro, devido ao 21 de setembro, que é o dia nacional da pessoa com deficiência, ficou instituído Setembro Inclusivo, que é conscientização da população, para que as pessoas nos vejam como cidadãos e que os nossos direitos são iguais, como os de toda a sociedade”, disse.

O prefeito Marquinhos Trad também abordou a importância de defender os direitos das pessoas com deficiência e a luta contra o preconceito.

“Pessoa com deficiência na minha opinião é a pessoa que teria todas as condições de locomoção, como a mim, por exemplo, mas que não coloca em prática, a bondade do coração, esse é o maior deficiente. Do que adiante eu ser aparentemente sadio, se eu tenho preconceito, se eu julgo, se eu não tenho compaixão, esse é o verdadeiro deficiente”, disse.

Ele ainda anunciou que a frota dos ônibus circulares de Campo Grande terá 100% de acessibilidade com elevadores em todas as linhas.

“Estamos trabalhando para resolver isso e os ônibus já estão chegando. Todos os ônibus agora terão elevadores e lugares reservados para pessoas com deficiência”, confirmou João Resende, presidente do Consórcio Guaicurus.

O subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior, disse que é para isso  subsecretaria vem trabalhando.

400A3370 (Copy)“Nosso objetivo é a defesa dos direitos da pessoa humana. E dentro disso temos a coordenadoria da pessoa com deficiência, coordenadoria que foi criada na gestão do prefeito Marquinhos Trad para dar voz a essas pessoas. Temos vários projetos em andamento nas comunidades, nas escolas, levando informações, palestras, para romper tabus, preconceitos, porque o mais importante é o respeito”, afirmou.

Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marques se lembrou que há alguns anos as pessoas com deficiência não tinham sequer o direito de participar da sociedade. Hoje, há o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“São 127 artigos que fortalecem a Convenção da ONU de 2006, que fez com que o mundo visse e respeitasse a pessoa com deficiência. Observar o passado e valorizar o presente é uma situação que nós temos feito. No passado um cadeirante tinha que se arrastar nos degraus dos ônibus para seguir o seu destino, hoje a Prefeitura está lançando um aplicativo que o motorista vai parar e chamar a pessoa pelo nome. Olha a evolução!”, disse.

400A3365 (Copy)O Setembro Inclusivo está acontecendo com rodas de conversas, palestras, histórias de superação, nas escolas, universidades e empresas. Também está ocorrendo Curso de cabeleireiro para 10 pessoas com algum tipo de deficiência, ministrado pelo instrutor Marcos Rogério; Lançamento do Aplicativo Todos no Ônibus, desenvolvido para facilitar o deslocamento desse público específico, atendendo neste primeiro momento cerca de 523 pessoas em Campo Grande; Intensificação na fiscalização das vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência (será efetuado pela AGETRAN); Entrega de bengalas verde (para pessoas com baixa visão); Melhorias na acessibilidade, tanto em locais específicos como no transporte público (Sisep Consórcio Guaicurus); Palestras, rodas de conversas e histórias de superação (Associações e demais parceiros).

Matéria editada às 14h35 para correção de informação.