Ter uma previdência equilibrada, bem gerida e que consiga atender plenamente seus assegurados é o desafio de todos os regimes próprios de previdência social. Enquanto a medicina evolui e a população envelhece, a previdência busca formas de garantir a proteção de todos.

IMG_0281 (Copy)Entendendo esses desafios, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, abriu nesta segunda-feira (27) o 1º Encontro da Previdência de Campo Grande. O evento passa a fazer parte do calendário de atividades do programa de Educação Previdenciária, instituído nesta segunda, por meio IMG_0260 (Copy)se de decreto.

Segundo o prefeito Marquinhos Trad o objetivo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, juntamente com diversos municípios do estado de Mato Grosso do sul, é clarear, trazer alguns caminhos, discussões, debates e alternativas para que possa escolher aquele que dê mais segurança e tranqüilidade para o futuro.

Para isso, a diretora-presidente do IMPCG explica que o evento tem como publico alvo todo município que tem regime próprio.

“O que está sendo debatido é a educação previdenciária. O foco é a educação previdenciária, então trouxemos palestrantes diferenciados, variados e com foco totalmente para tirar as duvidas”, explica.

IMG_0172 (Copy)Palestrante no evento Leonardo Motta, da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, explica que os maiores desafios envolvem a questão de gestão como um todo.

“Falar sobre as dificuldades que todos os regimes têm enfrentado. As dificuldades são as mesmas. Por um lado é bom que a população esteja ficando mais velha, por outro é um desafio para a previdência por causar um grande impacto. E ela tem que estar preparada para isso, pois tem que garantir a proteção para todos”, frisa.

Coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência, da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Hélio Carneiro Fernandes, conta sobre boas práticas de gestão que levem o gestor a ter mais segurança na administração e dê mais transparência a sua gestão para os segurados e para a sociedade.

IMG_0191 (Copy)“Este programa que vamos apresentar está configurado dentro de um manual. Essas práticas foram tiradas de vários RPPSs e de boa gestão de mercado. Então, a gente customizou para que pudesse por meio de um manual fazer a melhor gestão, possam ser  implementandas essas ações. São 24 ações que vamos apresentar que garantem ao gestor ter mais segurança na sua administração”, diz.

Outro ponto importante que será apresentado aos participantes é o investimento que o administrador pode fazer para melhor render seu fundo previdenciário.

Gilmar Chapiewsky, gerente executivo na área de fundos de investimentos na CEF há quase 10 anos, explica que esta área interage com os cotistas, com os clientes, com os investidores, porque cada investidor tem um perfil e tem uma necessidade.

“Nos casos dos RPPS a necessidade é de rentabilizar os planos contabilizados, de fazer render esse dinheiro, pelo menos no IPCA+6. Então esse é o objetivo. Vou discorrer sobre cenário econômico e sobre o que influencia ou não as mudanças nos preços dos ativos – títulos públicos, privados, ações. Tentativa de encontrar caminhos para buscar a meta tão necessária para que os planos tenham saúde financeira”, diz.

IMG_0200 (Copy)O encontro começou nesta segunda-feira (27) e vai até quarta-feira (29). Nos três dias de evento serão debatidos os temas: Desafios da Previdência; e-Social e Compensação Previdenciária; PRÓ-GESTÃO – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPP; Política de Investimentos – Aplicações Financeiras; A Aposentadoria sob a perspectiva da Psicologia; Perícia Previdenciária; Aspectos Jurídicos na Concessão de Aposentadoria do Servidor Público – Parte I; Aspectos Jurídicos na Concessão de Aposentadoria do Servidor Público – Parte II e Formação do Processo de Aposentadoria e Pensão – Peças Obrigatórias.