A Prefeitura de Campo Grande lança o Programa Praça no Bairro com o projeto piloto na praça dos Amigos do Vaguinho e Dalila (Praça dos Amigos), localizada no Conjunto Residencial Maria Aparecida Pedrossian, na Região Urbana do Bandeira. A iniciativa, coordenada pela Agência Municipal de 7Z2A9942 (Copy)Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) promoverá a revitalização de espaços públicos de lazer e 7Z2A9950 (Copy)recreação nas sete regiões urbanas da cidade com uma gestão democrática e participativa desde o planejamento do espaço, durante a execução da proposta até a inauguração de cada praça.

O lançamento do Programa aconteceu na última quinta-feira (6), em reunião pública realizada na Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, com participação de moradores e líderes comunitários da região. Na ocasião foi apresentado o resultado da pesquisa feita com moradores nas casas e discutidas  sugestões do público presente de ações para a revitalização da praça. A partir de agora será feito um ante-projeto com as propostas que incluem melhorias e equipamentos de lazer. O próximo encontro acontecerá no dia 27 de junho para a aprovação do projeto final.

Programa

A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Berenice Maria Jacob Domingues destaca que as áreas que farão parte deste Programa foram indicadas pelos Conselhos Regionais de cada Região Urbana de Campo Grande e serão individualmente planejadas, Encontro -Praça no Bairro_M. A Pedrossianouvindo a comunidade local da respectiva praça. “A intenção é realizar pesquisas junto aos moradores do entorno e durante a reunião pública, onde a comunidade participará na elaboração da proposta de intervenção apresentando os equipamentos que deseja reformar ou inserir no local. Nesse primeiro encontro, a receptividade foi bem expressiva na praça e mais de 370 questionários preenchidos”, ressaltou.

De acordo com o diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, as praças são espaços públicos de lazer que reúnem pessoas e promovem interações sociais. “O processo de intervenção do local levará em consideração o que motiva as pessoas a frequentarem a praça”, explicou.

Além da participação dos integrantes dos conselhos regionais das regiões urbanas de Campo Grande e da comunidade local, o Programa Praça no Bairro acontece com a parceria da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp).