Com o tema “Não proteger a Infância é condenar o Futuro”, visando a erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de Campo Grande lançou oficialmente nesta terça-feira (12), na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 Julho, a campanha de combate ao trabalho Infantil.

A Campanha tem objetivo de informar, e estimular e chamar a atenção da sociedade para a urgente necessidade de ações e estratégia de erradicação do trabalho infantil. A abertura contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes e do secretário de Assistência Social, José Mário da Silva.IMG_5099

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social, José Mário da Silva, a campanha é uma entre diversas ações desenvolvidas pela SAS voltada ao enfrentamento, prevenção e combate ao trabalho infantil.

“Durante todo o período da campanha haverá atividades nos CRAS Los Angeles (14/06), CRAS Popular (21/06) CRAS Vida Nova (28/06) como palestra com fisioterapeuta, contação de histórias, Projeto Florestinha, oficinas de desenhos e brincadeiras lúdicas para tratar sobre o tema”.

De acordo com a superintendente de Proteção Social e Especial da SAS, Teresa Cristina Miglioli, é considerado trabalho infantil todas as atividades econômicas ou de sobrevivência com o objetivo ou não de obter lucro, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, salvo em condições de aprendizagem 14 a 16 anos, como Menor Aprendiz e Mirim.

“Esta campanha tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade e estimular a denúncia do trabalho infantil. Criança tem que ir para a escola e pode fazer tarefas de colocar o lençol na cama, limpar e sapatinhos essas tarefas são o deveres de casa”, comenta Teresa Cristina.IMG_5094

Entre os anos de 2017 e 2018 foram registrados em Campo Grane 50 casos. Todos estes casos estão sendo acompanhados por profissionais da SAS, que são psicólogos e assistentes sociais.

A vice-prefeita Adriane Lopes ressalta que trabalhar na prevenção é essencial para a prevenção e proteção das crianças. “Todos nós sabemos que lugar das crianças é na escola e o objetivo da campanha é alertar para a exploração do trabalho infantil”, finaliza a vice-prefeita Adriane.

As denúncias do trabalho infantil pode ser feitas por meio dos telefones (67) 98405.9528 ou (67) 99290.8174 e ainda pelo Disque 100.