A Prefeitura de Campo Grande irá prorrogar por mais 15 dias as barreiras sanitárias instaladas nas saídas para São Paulo, Três Lagoas e Sidrolândia, com o objetivo de orientar motoristas e passageiros sobre as medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), além de identificar e testar casos suspeitos. A previsão inicial era encerrar os trabalhos na próxima terça-feira (22), mas devido aos resultados positivos e necessidade de manter a vigilância dos principais acessos à cidade, houve consenso em estender até o dia 07 de julho.

Servidores estão sendo capacitados para atuarem nas barreiras. (Foto: Michel Faustino)

Nesta quarta-feira (17) cerca de 100 servidores de diversas secretarias começaram a ser capacitados pela equipe técnica da Vigilância Sanitária Municipal para atuarem em conjunto com os profissionais de saúde nas barreiras sanitárias a partir da próxima semana.

Os servidores receberam orientações  sobre a rotina e fluxo de trabalho, paramentação, método de abordagem, e uso correto do termômetro para identificação de pacientes sintomáticos.

Ao fim da capacitação, foram distribuídos aos servidores materiais de proteção permanente, como protetor facial (Face Shield) e máscara N95.

As barreiras sanitárias fixas estão em funcionamento desde o dia 08 de junho em pontos estratégicos das saídas para São Paulo, Sidrolândia e Três Lagoas, onde o fluxo de veículos vindo dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul e de outros estados é mais intenso.  Até o dia 16 de junho, já foram 62.990 pessoas orientadas, 28.443 veículos abordados e 94 testes realizados, sendo nove positivos.  Todos apresentaram anticorpo IgG, o que significa que a pessoa teve contato com o vírus, mas é considerada curada, não havendo risco de transmissão.

De forma inédita, foram distribuídas gratuitamente durante as abordagens cerca de 15 mil máscaras, confeccionadas e doadas por voluntários do Programa Mundial de Ajuda Humanitária “Mãos Que Ajuda”. Cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas auxiliando neste trabalho.

Como funciona ?

Ao passar pelo local, o motorista é abordado por profissionais da saúde, da Secretaria Municipal e voluntários, que aferem a temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, informam e orientam a população sobre a prevenção da Covid-19.

Caso a temperatura corporal esteja superior a 37,8ºC, a pessoa é convidada a realizar o teste rápido. O resultado sai entre 15 a 20 minutos. É feito ainda o preenchimento de um formulário onde a pessoa relata a presença ou não de outros sintomas, como dor de cabeça, tosse e coriza e informa se teve contato com caso positivo ou esteve recentemente em outros estado ou município.

A ação acontece também em parceria com as 17 barreiras já instaladas nas fronteiras pelo Governo do Estado. A operação conta com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.