A Prefeitura de Campo Grande está investindo no protagonismo das famílias, desenvolvendo ações, serviços, programas e benefícios que garantam a acolhida, o desenvolvimento da autonomia e espaços de convivência familiar, comunitária e social.

Nesse sentido, os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, executaram o Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF, a fim de prevenir a ruptura de vínculos e promover o protagonismo e a autonomia das famílias, por meio de dois processos distintos e complementares: o atendimento e o acompanhamento.

Em busca de fortalecer a rede de apoio as famílias, as ações coletivas e o acompanhamento em grupo foram priorizados. Como resultado, foram realizadas 107 oficinas, que atenderam 1.880 famílias; 158 ações comunitárias, que atenderam 10.453 famílias; 968 ações coletivas, que atenderam 12.445 famílias; 22 grupos de acompanhamento com participação de 166 famílias.

Ainda visando amenizar a situação de vulnerabilidade socioassistencial, a Gerência de Gestão de Benefícios Socioassistenciais concedeu, durante 2019, mais de 23.500, benefícios eventuais, sendo: Situação de Vulnerabilidade Temporária e de Calamidade (Colchão e cobertor); Segurança Alimentar (Cesta Básica); Auxílio-Natalidade; Auxílio Funeral; Auxílio Documento (2ª via de RG e Certidão de Nascimento, Óbito e Casamento); Carteira de Viagem Intermunicipal e Interestadual para pessoas idosas e com deficiência; e Passe Social (soropositivo, renal crônico e ostomizado), mediante critérios de renda específicos.

Por intermédio da Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania, vinculada à Proteção Social Básica, foram realizados 80 cursos/oficinas na capital, com certificação para mais de 1.500 alunos. Vale explicar que, o objetivo das ações de Geração de Renda é, estabelecer possibilidades de enfrentamento às dificuldades, estimular o aumento da renda por intermédio da comercialização dos produtos e serviços aprendidos durante as oficinas e capacitações, e da preparação para o ingresso no mercado de trabalho e fortalecer vínculos,. Além de proporcionar o aumento da autoestima e da qualidade de vida pela aprendizagem de um ofício, e pela possibilidade de aquisição e reconstrução da identidade a partir da realização do exercício profissional.

A Gerência de Gestão do Cadastro Único promoveu a Campanha “Tereré com Bolsa Família”, que teve como objetivo estimular o acesso aos direitos básicos de educação e saúde à população vulnerável, por meio dos serviços prestados na Política da Assistência Social. O atendimento às famílias ocorreu desde a convocação por meio de cartas enviadas em parceria com a SEMED, até a recepção das famílias nas unidades, pelo atendimento técnico especializado. A estratégia adotada favoreceu a manutenção do recebimento do benefício pelas famílias, por promover os pressupostos exigidos pelo Programa Bolsa Família.

Durante o ano, 51.227 famílias atualizaram o Cadastro Único, que dá acesso a programas do Governo Federal, sendo que 23.469 famílias foram contempladas com o benefício da Tarifa Social por meio da inclusão e/ou atualização das informações e Unidade Consumidora (UC) no Cadastro Único. Vale lembrar que, 10.699 beneficiários do BPC foram atendidos com a inclusão no Cadastro Único, conforme portaria publicada pelo Governo Federal em 2018.

A Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – CENTRO POP promoveu diversas ações na capital. Dentre elas, “Onde a Esmola Acaba, O Direito Começa”, “Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual contra Criança e ao Adolescente”, “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, “Abordagens Contínuas e planejadas na Antiga Rodoviária e seu entorno”, “Campanha de Carnaval”, “Ações nos Pontilhões”. Cabe destacar que a equipe CENTRO POP/SEAS POP realizou, em 2019, abordagens planejadas e de forma maciça, à população em situação de rua que vivem no Antigo Terminal Rodoviário e seu entorno, cuja proposta foi ofertar os serviços da Assistência Social de forma programada e continuada, visando construir o processo de saída de rua dessas pessoas.

Como prova disso, o Serviço Especializado em Abordagem Social, promoveu mais de 3500 atendimentos a pessoas em situação de rua, por meio, do Centro Pop. Neste mesmo ano, a unidade criou o Projeto “ATENDA/PSICÓTICO: Saúde e Assistência Social, Atendimento Intersetorial às Pessoas em Situação de Rua com Transtornos Psiquiátricos Graves”, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde Pública/SESAU, que propõe de forma intersetorial e articulada ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde da população em situação de rua, com quadros graves e intensos sofrimentos psíquicos, de modo a garantir proteção social.

“O objetivo é buscar mudanças para que cada programa, serviço e benefício seja ofertado com qualidade e estimule a autonomia para que todos os cidadãos do município se tornem protagonistas de sua própria história”, destacou o secretário José Mário Antunes.

O Centro-Dia para Pessoas com Deficiência e Suas Famílias realizou atendimento a 72 famílias, prestando orientações e encaminhamentos visando garantir direitos e o fortalecimento de vínculos entre si. Os acompanhamentos dentro da Unidade passaram de 60, em 2018, para 71 famílias e 09 atendimentos no domicílio em 2019.

A SAS também executa o Serviço de Proteção Social a Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), o qual tem como objetivo prover atenção socioassistencial. Campo Grande (MS) atendeu e acompanhou cerca de 800 adolescentes, que são acompanhados pela equipe técnica dos CREAS – Centros de Referência Especializados em Assistência Social, formada por psicólogo, assistente social e advogado, que por meio do Plano Individual de Atendimento (PIA), pactua junto ao adolescente e sua família, metas para a construção de um projeto de vida diferente da transgressão penal e que leve a transformação social e a novas perspectivas de vida.

“Foi perceptível a melhoria da metodologia de atendimento ao público do SUAS, além da compreensão mais abrangente por parte dos beneficiados em relação aos direitos que lhes são competidos”, completou José Mário.