O teatro do Paço Municipal e o monumento Obelisco receberam iluminação na cor verde como demonstração de apoio ao movimento “Abril Verde” – que visa chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A prefeitura de Campo Grande é parceira nesta campanha e participa das ações promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT-MS). As lampadas foram instaladas pelos servidores da Divisão de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) com apoio da Secretaria de Obras (Sisep).

O Abril Verde alerta para a necessidade de reverter o grave quadro da segurança do trabalho no Brasil, que registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias.

Mobilização

Considerando que o dia 07 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, o mês concentra as ações do Movimento Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho.

As ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.

De acordo com dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.