Acompanhados do vereador Airton Araújo e do deputado estadual Cabo Almi, diretores e membros da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande foram recebidos nesta sexta-feira (14) pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Cézar Lacerda, para apresentar o projeto arquitetônico da revitalização da sede, no bairro Pioneira.

A entidade, que existe há 44 anos, reúne os paraguaios residentes em Campo Grande. O presidente Albino Romero disse que a revitalização do local contará com o apoio da sociedade civil organizada e deverá se transformar em um espaço para lazer e cultura, envolvendo toda a população.

“Nossos eventos chegam a reunir duas mil pessoas. Quase todos os domingos estamos confraternizando. O local também é utilizado por escolas públicas e a comunidade da região. Queremos contar com o apoio da prefeitura para que possamos fortalecer a nossa tradição na Capital”, disse Romero.

Os visitantes lamentaram junto ao secretário, a falta de aproximação e apoio da prefeitura nos anos anteriores. “Por quinze vezes buscamos uma @3audiência com o ex-prefeito, que apesar de paraguaio nunca quis nos receber”, reclamaram, em coro, os membros da associação.

Ao receber o convite para prestigiar a 3ª Noite Paraguaia, que acontece no dia 12 de agosto, na Colônia Paraguaia, o secretário de Governo falou da satisfação dessa aproximação.

“A referência do povo paraguaio para Campo Grande é forte, mas infelizmente foi se perdendo ao longo dos anos e outras tradições acabaram ofuscando a de vocês. Nós, que somos uma mistura de Brasil e Paraguai, precisamos tê-la como referência e isso deve começar lá na escola, desde criança. Um povo só transforma em pátria aquilo que ele conhece, então quero pedir que vocês estejam presentes em nossa administração, para difundirmos essa tradição”, pontuou Lacerda.

O secretário de governo garantiu empenho da atual gestão para com o povo paraguaio. “Vamos envolver nossas secretarias, principalmente a de Cultura, para realizarmos projetos neste sentido”, assegurou.