Com a homologação do acordo judicial para o pagamento das indenizações, a Prefeitura de Campo Grande concluiu o processo desapropriação de duas áreas (uma de 1,2 hectare e outra de 6 hectares) que ficam no trajeto planejado da última etapa do macroanel rodoviário, entre as saídas para Rochedo (MS-080) e Cuiabá (BR-163). A indenização das duas áreas vai custar em torno de R$ 600 mil.

A partir da emissão de posse em favor do município será possível retomar e concluir as obras iniciadas em 2011 e que estão paradas há quase cinco anos. Com a retomada, a previsão é de que em um ano as obras estejam prontas. O convênio, que venceu em maio, foi prorrogado por mais 12 meses pelo DNIT, porque havia o risco do município ser obrigado a devolver o montante do convênio (mais de R$ 30 milhões).

Este trecho do macro anel, ainda inacabado, foi iniciado em 2011, orçado em R$ 29,2 milhões tem 24 quilômetros e duas pontes. Mais de 68% da obra já está concluída. O traçado planejado atravessa 46 propriedades, tendo havido entendimento sobre indenização com 29 proprietários. Das 17 negociações levadas à Justiça, o Judiciário concedeu 15 liminares e garantiu a emissão em favor do município.@4

Andamento das obras

Conforme o relatório do engenheiro fiscal da obra, 87,30% da terraplanagem já foi feita ; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas (sobre os córregos Botas e Ceroula).

Do valor total previsto para investimento, R$ 26.440.565,17 são de responsabilidade da União, enquanto o Município entra com a contrapartida de R$ 2.827.949,02, basicamente destinada as despesas com desapropriações. Houve ainda um aditivo de R$ 3.836.0971,16, que elevou o custo da obra para mais de R$ 30,9 milhões. Deste total, já foram aplicados R$ 21.719.181,03 e resta um saldo contratual de R$ 9.198.154,13.

A obra também sofreu atraso por exigência do DNIT, que pediu para a empresa responsável refazer um trecho. Ainda está programada a construção de uma rotatória na MS-010 e outra na BR-163, de responsabilidade da concessionária que administra a rodovia.@3

O trecho a possibilitará a interligação entre a BR-163 (saída para Cuiabá), MS-080 (saída para Rochedo), BR-262 (em Indubrasil) , passando pelo Núcleo Industrial , BR-060 (ligação com Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã) e na outra ponta da BR-163, já na saída para São Paulo, passando em frente ao futuro terminal intermodal.