A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), entrega nesta terça-feira (7), três novas ambulâncias e um veículo de intervenção  (VIR) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A cerimônia acontece a partir das 9h30 no pátio do Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena.

São duas viaturas avançadas (UTI), modelo Renault Master , e uma básica , modelo Peugeot Boxer, que foram doadas pelo Ministério da Saúde e contam com todo os recursos necessários para o atendimento inicial às urgências e emergências e para o transporte até as unidades hospitalares da rede municipal de Saúde.

Essas ambulâncias serão utilizadas no Serviço de Suporte Avançado, que prestam atendimentos às vítimas mais graves, inclusive com a presença de médicos socorristas.  A frota atual é composta por 2 viaturas avançadas, 5 Básicas e uma intermediária,  que atende o distrito de Anhandui.

O SAMU conta ainda com 10 unidades de suporte básico, tripuladas por técnicos de enfermagem e socorristas, que fazem o primeiro atendimento às urgências menores e dão apoio às unidades avançadas.

Veículo Chevrolet Spin que será entregue pela Sesau. (Foto: Divulgação)

Será entregue ainda pela Sesau um veículo de intervenção rápida (VIR) utilizado para fazer o transporte da equipe até o local da ocorrência , diminuindo o tempo – resposta do socorro. O veículo não faz o transporte de pacientes e a equipe tripula uma outra viatura se necessário.

Atendimento

Cerca de 480 mil ligações foram recebidas no ano passado (2016) pelo Serviço Móvel de Urgência de Campo Grande, o equivalente a 40,5 mil por mês e 1,2 mil por dia. No mesmo período foram feitas cerca de 114 mil regulações e 6,1 mil deslocamentos com a ambulância avançada, 30 mil com a ambulância básica e 27,9 mil orientações médicas.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, foi instituído pelo Decreto n. 9.012, de 27 de setembro de 2004, e tem como finalidade o atendimento do paciente, visando à estabilização do quadro de urgência apresentado e, quando necessário, o transporte desse paciente a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

Desde  2005 o SAMU vem prestando atendimento de qualidade a população campo-grandense, que funciona 24 horas,  através de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado pela Central de Regulação das Urgências.

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes capacitadas, que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, técnicos auxiliares de regulação médica, radiooperadores, administrativos, trabalhando em equipe desde o recebimento do chamado de socorro até o desfecho com a assistência especializada no local.

No ano de 2012 o SAMU Campo Grande foi Regionalizado, a fim de ampliar o acesso ao atendimento pré-hospitalar móvel, com a proposta de incorporação de novos municípios à Central de Regulação das Urgências, passando a ser designado como SAMU Regional Campo Grande.

Este serviço demanda muitas necessidades específicas, dentre elas veículos de atendimento às urgências (ambulâncias), equipamentos médico-hospitalares, uniformes e pessoal extremamente capacitado. Por muito tempo nosso serviço foi negligenciado, ficando a margem dos nossos ideais, muito aquém do nosso potencial de trabalho.