A Prefeitura de Campo Grande entregou certificados às alunas do Curso de Corte e Costura, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), da Vila Popular. Coordenado por Selma kellis Alves da Costa, o curso foi realizado cinco vezes no Cecapro, uma vez no CRAS Aeroporto, duas vezes no CRAS Vila Nasser e desta vez no CRAS da Vila Popular.

A vice-prefeita, Adriane Lopes,  acompanhou a entrega e fez uma palestra sobre a mulher e seu valor, em comemoração ao mês da mulher.

“Prezamos pelo valor da mulher e a importância delas nas famílias. Todos os dias vamos em uma unidade da SAS (Secretaria de Assistência Social) e falamos para elas o potencial de cada uma delas. Mencionamos sobre as nossas escolhas que fazemos diariamente, e a reflexão de tudo que conquistamos e podemos conquistar. E com relação ao curso, é mais uma fonte de renda para elas e seus familiares”, frisa Adriane.

O psicólogo Eliezer Grilo falou sobre autocuidado e saúde emocional das Mulheres.

“Somos seres que pensamos e realizamos coisas e para isso temos que cuidar do lado emocional, e nesta palestra nós passamos para as mulheres que elas são capazes de lidar com o estresse de forma adequada, tendo uma saúde mental saudável, convivendo e contribuindo com os trabalhos comunitários. Tudo isso que falamos é de acordo com a determinação do Ministério da Saúde”, disse Eliezer.

De acordo com a gerente dos cursos das SAS, Adir Diniz, o curso foi totalmente gratuito e esta é a primeira edição realizada neste ano. “Realizamos o curso em 9 unidade unidades diferentes, capacitando 118 pessoas e o cursos tem no mínimo 80 horas, ou 20 dias. Nosso público alvo são mulheres, gestoras das famílias, que recebem bolsa-família. Outras pessoas também podem participar. Este curso é de corte costura básico. É para quem quer aprender a costurar. Vai aprender os primeiros passos de como costurar”.

Durante a entrega dos certificados, a aluna Claudia Nogueira vestiu a primeira peça que produziu no curso. “Eu nunca costurei antes e hoje já estou com o vestido que eu mesma fiz. Quero agradecer a Prefeitura por este curso e com certeza vou ter uma renda extra”, declarou.

A Professora Lucileide da Rosa trabalha há dez anos na SAS com o curso de costura e destaca a paciência que deve ter com as alunas. “Todas elas fizeram o curso pela primeira vez, um curso para iniciantes, mas surpreenderam e eu tive que dar as aulas do curso avançado de costura. Elas demonstraram muita vontade de aprender e hoje merecem receber os certificados”, completou.