A Prefeitura de Campo Grande e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul assinaram na manhã desta quinta-feira (14) um Termo de Cooperação Mútua, que tem como objetivo o intercâmbio de cooperação técnico-cientifíco-cultural. Com isso, servidores municipais da Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor vão ser capacitados no recém aberto Curso de Tecnólogo para Operadores do Procon. Já a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo receberá suporte técnico-cientifico na elaboração e implementação do Plano de Turismo, bem como qualificação e preparação, por meio de cursos específicos, para os artistas e produtores de Campo Grande.

DSC_0156Para o prefeito Marquinhos Trad, a parceria fortalece a educação e exemplo para todos. “Somente a educação pode resgatar os verdadeiros valores. Este convênio entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul fortalece não apenas a graduação, mas a pós-graduação oportunizando 40 vagas aos funcionários públicos mostrando que a Educação faz a verdadeira mudança”, disse.

Já o subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor Valdir Custódio frisou a importância de se criar novas oportunidades. “Nós estamos de fato criando uma nova profissão. O primeiro passo foi a assinatura deste convênio, agora estamos formatando um Curso de Tecnólogo para Operadores do PROCON. Estamos realizando algo que é um desejo nacional e a gente está conseguindo fazer aqui no Mato Grosso do Sul”, disse.

O curso poderá ser feito por quem sair do ensino médio, ou com a realização de mais um módulo, para quem já tem o curso de Direito será uma especialização.

DSC_0226A secretária municipal de Cultura e Turismo Nilde Brum ressaltou a importância da parceria nos projetos da SECTUR. “Estão em duas frentes, uma é com o Turismo, pois eles têm o curso de Turismo, que é muito forte e têm pessoas muito capacitadas, que estão nos ajudando tanto na elaboração como na implementação do Plano de Turismo. E outra é com o curso de Artes Cênicas, pois nos precisamos cada vez mais qualificar e preparar os artistas e produtores de Campo Grande”, disse.

Lançamento dos cursos EAD

Além da parceria, na oportunidade foi lançado o processo seletivo para o ingresso nos cursos de bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Pedagogia e Especialização Lato Sensu em Gestão Pública, na modalidade EAD, ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

DSC_0247Com os novos cursos EAD, a UEMS torna-se presente em 25 municípios de Mato Grosso do Sul. Serão 850 novas vagas. Os cursos EAD da UEMS possuem 1828 alunos matriculados em cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Bacharelado. O Edital de inscrições para os novos cursos estará disponível no portal da UEMS.

A UEMS tem pólos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil nas cidades de Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Miranda e São Gabriel do Oeste. Com os novos cursos, lançados nesta quinta-feira, as cidades de Japorã, Aparecida do Taboado e Paranhos também terão pólos EAD.