Conhecer a Legislação, saber como concorrer a uma licitação, e se preparar para isso são alguns dos conhecimentos que pequenos e médios empresários vão aprender durante o PQF – Programa de Qualificação de Fornecedores, promovido pelo IEL – Instituto Euvaldo Lodi, em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Sedesc – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia. A assinatura do Contrato de Prestação de Serviço, aconteceu nesta sexta-feira (28), no Gabinete do Prefeito.

O prefeito Marquinhos Trad pontuou que esta é mais uma parceria que vem impulsionar a geração de emprego e renda no município.

IMG_8502“Uma das nossas preocupações é fomentar o emprego e a renda na nossa cidade. Essa parceria qualifica o pequeno empreendedor para melhorar o seu negócio, e assim gerar mais emprego e renda. É assim que se constrói uma cidade cada vez melhor”, disse.

José Fernando do Amaral, superintendente do IEL, disse que para ele era um momento de muito orgulho fechar a parceria.

“Este é um programa que a gente cuida com muito carinho, é um programa de excelência. É um programa que beneficia muito o Município, não só com aumento de tributos, como geração de negócios. Dos 11 anos que este programa começou em Três Lagoas, as âncoras já compraram dos pequenos quase R$ 1 bilhão”, ressaltou José Fernando do Amaral.

O presidente da FIEMS, Sérgio Longen, explicou que o PQF prepara as empresas para vender os seus produtos, principalmente a pequena e média empresa, que quer vender para grande empresa e não tem condição.

“Quando chega um empresário pequeno a primeira coisa que ele fala é assim: eu queria vender para empresa X. Mas quando chega lá, ele não tem certidão, não tem atestado de qualidade, funcionário registrado… Uma série de componentes. Então, a gente prepara a empresa, ela é certificada pelo IEL e fica apta a atender essa demanda”, disse.

Criado pelo IEL, o Programa de Qualificação de Fornecedores foi destinado, inicialmente, para atender as grandes indústrias que se instalaram em Três Lagoas, sendo ampliado depois para Ribas do Rio Pardo e agora passa ser desenvolvido em Campo Grande.

IMG_8524Nesse cenário desafiador para os pequenos fornecedores, o PQF se reveste de fundamental importância em busca de negócios vantajosos. O secretário da Sedesc, Herbert Assunção, analisou a questão.

“É de fundamental importância que todos os fornecedores, sejam de órgãos públicos ou empresas privadas atentem para a questão de complice, para o entendimento de novas regras, aquelas questões não apenas da qualidade dos produtos, mas que atendam as exigências legais. Esse Programa de Qualificação de Fornecedores vem trazer esse ambiente favorável ao empresário”, afirmou Herbert.

Conforme o gestor do PQF, Hugo Bittar, o orçamento do programa para Campo Grande será para atender 40 empresas. Até esta semana 21 já estavam inscritas, restando ainda 19 vagas que provavelmente serão preenchidas até o prazo final para encerramento das inscrições.

“Pretendemos criar um cadastro positivo de empresas qualificadas em Campo Grande para que essas empresas forneçam para a Prefeitura e para grandes empresas que buscam fornecedores qualificados. Na qualidade de âncora do programa, a Prefeitura de Campo Grande está ajudando na atração de empresas fornecedores e isso deverá reverter em benefícios concretos para o Município”, comentou Hugo Bittar.