A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, assinou na tarde desta terça-feira (5) um convênio de cooperação que visa melhorar a execução do Programa Anual de Manejo de Arborização Urbana de Campo Grande.  Com isso, a Energisa passa a colaborar com a Prefeitura nas podas de árvores e recebe conhecimento técnico da equipe de engenharia da Secretaria de Meio Ambiente.

No ato de assinatura do convênio, o prefeito Maquinhos Trad agradeceu o apoio da concessionária de energia e salientou que o convênio não terá custo para o Município. Ele ainda lembrou a importância do ato no Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Para economizar fizemos a parceria com a Energisa, que vai entrar com dez caminhões e dez equipes completas. A Energisa está dando todo apoio e presenteando a cidade de Campo Grande. Hoje, a Prefeitura tem uma equipe pequena para atender a cidade toda. Estamos com processo de licitação para contratarmos empresas que realizem esse tipo de serviço”, informou o prefeito.

O diretor-presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhaes Monteiro, frisou a importância da troca de experiência entre os órgãos envolvidos.

“O objetivo do convênio também é uma troca de experiência. A Secretaria de Meio Ambiente vai nos ajudar com conhecimento, vai orientar nosso pessoal, para que a poda seja feita da melhor forma possível. Vamos evitar assim problemas de segurança, de quedas de árvore, ou quedas de poste e cabos, bem como a qualidade do fornecimento. Então, nós vamos fazer uma troca de conhecimentos para melhorar todo esse aspecto”, disse.

A Energisa vai fazer toda poda emergencial, que é aquela que tem interferência na rede de energia elétrica. O conhecimento técnico na hora da poda e a fiscalização será feita pela Secretaria de Meio Ambiente. As duas equipes garantem assim a melhoria da qualidade e a segurança da população. Com essa poda emergencial também haverá melhoria da iluminação pública.

A poda será iniciada pelos locais mais críticos. A Energisa está finalizando um planejamento, já que a poda será realizada em todo o município.

Além da fiscalização e orientação quanto ao conhecimento técnico, o Município também fica responsável em dar a destinação adequada aos resíduos e materiais decorrentes das podas realizadas e de fazer o plantio de três mil mudas de árvores em logradouros públicos no período de doze meses, de acordo com o Guia de Arborização.

Curiosidade

No Brasil o maior problema de desligamento de energia é causado por questão de arborização. Em média no Mato Grosso do Sul, 50% dos desligamentos ocorrem por árvores ou quedas de raios.