Para dar mais transparência e celeridade ao processo de entrega das 260 moradias pertencentes ao Residencial Rui Pimentel I e II, localizado na Avenida Marajoara, Bairro Centro-Oeste, cujas obras estavam paradas há cerca de cinco anos e que foram retomadas em abril de 2019, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Habitação (EMHA) publicou no Diário Oficial da Capital nesta quinta-feira (30) a relação dos nomes dos candidatos pré-selecionados considerados aptos pelo agente financeiro do empreendimento, a Caixa Econômica Federal, pertencente ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

A relação dos nomes está disponível para consulta pública através do link https://www.campogrande.ms.gov.br/diogrande. A EMHA também convoca os pré-selecionados para participar de reunião informativa, que acontecerá no próximo sábado (1º), às 8h30, para os candidatos a pleitearem uma unidade habitacional de interesse social do Rui Pimentel I e às 10h30 aos do Rui Pimentel II. O encontro será na Câmara Municipal de Campo Grande.

Espera próxima ao fim

Após convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Grande retomou as obras para finalização deste empreendimento, com previsão de entrega para setembro deste ano. Os candidatos que fizeram o dossiê tanto na Agência Municipal de Habitação (EHMA) quanto na Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) aguardaram durante anos com ansiedade e apreensão pela retomada das obras.

O Residencial Rui Pimentel foi contratado em 2012 com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do Governo Federal e a empreiteira selecionada à época pelo agente financeiro declinou das obras com 90% do empreendimento concluído.

Entretanto, diante de cláusula da legislação do PMCMV que proíbe a entrega parcial de empreendimentos de interesse social, a obra estava parada desde então. Para Patrícia Letícia Luiz, pré-selecionada para o Rui Pimentel I, o momento é de muita emoção.

“Sou casada, tenho um filho pequeno e moro de aluguel nos fundos de outra casa. Me falaram que teremos uma reunião no próximo sábado e quando li meu nome na relação eu chorei muito. Só Deus sabe o quanto eu preciso dessa casa, o quanto eu sonho com o dia em que eu terei meu canto. Nossa família está muito ansiosa pela chegada de setembro”, relata Patrícia com muita felicidade.

Já Diane Caroline Medrade Longo só diz agradecer à Prefeitura de Campo Grande pelo fim da espera angustiante. “Eu estou tão feliz pelo fato de ter saído meu nome no Diário Oficial que ainda não consegui ainda colocar o pé no chão, pois foi muito tempo de espera. Esperamos tanto e em questão de meses nosso problema, que demorou 5 anos, vai ser resolvido em pouco tempo. Estou emocionada.”

Para o diretor-presidente da EMHA, Enéas Netto, o destrave deste empreendimento coloca um ponto final em uma longa espera, já que o residencial era para ter sido entregue em 2016. “Nossa equipe se desdobrou juntamente com a Agehab, para fazer uma força-tarefa no sentido retomar as obras o quanto antes. Após inúmeras reuniões e resolução de diversos entraves em busca da solução rápida e eficaz, conseguimos aportar os recursos necessários para que essa espera chegasse ao fim, já que para o prefeito Marquinhos Trad, a entrega do Rui Pimentel é uma prioridade da pasta da habitação”, considerou.

Reunião

A reunião que acontecerá no próximo sábado (1º) na Câmara Municipal junto aos pré-selecionados ao empreendimento formaliza mais uma etapa para a entrega dessas moradias sociais. Segundo a diretora de Desenvolvimento Social da EMHA, Maria Helena Bughi, os candidatos poderão tirar todas as dúvidas em relação ao cadastro, questões de documentação e demais etapas para a entrega do residencial.