A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realizou mais uma etapa do trabalho de divulgação do convênio “Cidades das Árvores”.  Na última quinta-feira feira (25), foi a vez dos líderes comunitários do Conselho Regional da Região do Imbirussu conhecerem a iniciativa, durante a Sessão Ordinária do Conselho, realizada na Escola Municipal Irmã Irma Zorzi.

Para o conselheiro Luiz Felipe, o material distribuído é interessante porque informa à população sobre a importância de realizar o plantio e o manejo das árvores na cidade. “Vamos unir forças para cuidar das árvores da nossa cidade, cada um exercendo o seu papel. Neste caso, a educação por meio da informação é a melhor forma para realizarmos essa iniciativa”, disse.

Na ocasião, o técnico da Planurb, Renan Gabriel Alle Bezerra, disponibilizou material informativo sobre os critérios a serem observados do plantio, as espécies arbóreas indicadas e recomendações de manejo da muda.

“O objetivo da ação é sensibilizar os moradores da Região Urbana do Imbirussu sobre os benefícios que as árvores produzem para a saúde física e mental da população, além de informar sobre a importância de se realizar o plantio e o manejo de espécies arbóreas adequadas para o perímetro urbano, permitindo que as árvores desempenhem plenamente sua função ecológica”, disse.

Segundo a Diretora-Presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, a expectativa é que a campanha envolva toda a população, e para tanto, serão desenvolvidas ações de educação ambiental junto aos Conselhos Regionais das sete regiões urbanas do Município.

“Nosso objetivo é fazer com que em todas as comunidades existam pessoas capazes de sensibilizar, orientar e multiplicar as ações relativas a arborização urbana. A ideia é trazer todos os campograndenses para discutir esse assunto, que pertence a todos nós”, relata a Diretora.

O material que será distribuído durante a ação está disponível para download no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/downloads/folheto-arborizacao-urbana/ ou por meio do link (bit.ly/folhetocidadedasarvores).

Convênio

O convênio Cidade das Árvores, desenvolvido em parceria com Energisa, TV Morena e Ministério Público Estadual, tem a intenção de orientar a população de Campo Grande por meio de campanhas educativas e matérias de utilidade pública sobre a importância da arborização urbana, a fim de sensibilizar a população sobre a preservação e o manejo adequado das árvores na área urbana de Campo Grande.

Conselhos Regionais

Em Campo Grande, existem sete conselhos regionais em funcionamento e que congregam aproximadamente 350 conselheiros de diversos segmentos. Foram criados com objetivo de acompanhar a aplicação das diretrizes do Plano Diretor e Legislação pertinentes, sugerindo modificações e prioridade. Têm um importante papel na administração municipal de Campo Grande, à medida que participam, acompanham decisões e disseminam ações e informações de interesse da comunidade, contribuindo para uma gestão mais democrática.

• 5 de novembro de 2018, 19h – Sessão Ordinária do Conselho Regional do Segredo

Espaço Cultural Multiuso João Renato Pereira Guedes – Centro Cultural Picolé

Endereço: Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Jardim Nascente do Segredo.

• 6 de novembro de 2018, 18h30 – Sessão Ordinária do Conselho Regional do Centro

Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB)

Endereço: Rua Hélio Castro Maia, 279 – Jardim Paulista

• 20 de novembro de 2018, 19h – Sessão Ordinária do Conselho Regional do Prosa

Escola Municipal Elpídio Reis

Endereço: Rua Tertuliano Ghersel Cattanio, s/n. Mata do Jacinto.