Além do atendimento presencial ou pelo telefone, a Prefeitura Municipal de Campo Grande passa a oferecer mais dois canais de acesso para o cidadão: o Chat e o Whatsapp.  As novas ferramentas foram apresentadas nesta quarta-feira (14) pelo prefeito Marquinhos Trad, durante evento no auditório da Casa da Esplanada.

O objetivo destes novos canais, criados pela Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, por meio da Ouvidoria-Geral, e em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, é atuar na defesa dos direitos e dos interesses individuais e coletivos, no que diz respeito aos serviços públicos prestados pelo Poder Executivo Municipal.

A partir de agora, por meio do Whatsapp e do Chat, o cidadão poderá, de forma fácil e eficiente, apresentar à Administração Pública suas sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios. “É mais uma maneira de aproximar o cidadão do poder público. A tecnologia tem nos ofertados meios para atingirmos esse objetivo e agora os cidadãos e cidadãs de Campo Grande terão um acesso mais direto para auxiliar na construção do progresso e desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

7Z2A5947 (Copy)Ao explicar como as ferramentas vão funcionar, o Ouvidor Geral do Município, Tony Ueno, justificou que os novos canais, além de desafogarem a demanda através do 156, vão permitir uma resposta mais ampla e rápida para os cidadãos. “Com o chat e whatsApp o cidadão terá uma comunicação mais instantânea e terá rapidamente todas as informações pertinentes aos serviços do município, e também informações a respeito dos protocolos gerados por meio do 156 ou o Fala Campo Grande”, detalhou.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, falou dos resultados obtidos através de um trabalho conjunto entre os órgãos do Município. “A atual gestão tem essa preocupação, de usar a tecnologia para ajudar a criar ferramentas junto com as secretarias para otimizar o trabalho nos órgãos públicos e melhorar 7Z2A5954 (Copy)a comunicação com a população, e essas novidades são fruto desse trabalho conjunto, que está dando muito certo. A carta de serviços foi construída com total gestão e orientação da equipe da Controladoria e será constantemente aperfeiçoada. Campo Grande mais uma vez sai na frente, já que poucas cidades no País têm esse nível de tecnologia utilizado em uma ferramenta de busca”, pontuou.

O ato desta tarde serviu também para assinatura do Decreto nº 13.964, de 14 de agosto de 2019, que regulamenta a Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da Administração Pública.7Z2A5941 (Copy)

O secretário municipal da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, explica que o objetivo da Carta de Serviços ao Usuário é garantir o disposto na Lei Federal n. 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da Administração Pública.

“O objetivo é dar visibilidade e transparência as ações da Prefeitura de Campo Grande, com informações sobre os principais serviços disponibilizados aos cidadãos pelas unidades que compõem a administração municipal. A Carta de Serviços ao Usuário que está sendo entregue será constantemente atualizada, em um trabalho que se estenderá por toda gestão e pelas que vierem posteriormente, sendo que para isso caberá também ao cidadão cobrar a administração”.

O Controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, reconheceu o esforço do município em promover a aproximação da população junto à administração pública. “A gente sabe como é complicado essa interação dos órgãos com a área de TI mas aqui em Campo Grande. A Agetec tem se mostrado muito eficiente pelos resultados que a gente tem visto. Esses canais apresentados aqui são uma demonstração inequívoca da boa vontade da prefeitura em provocar essa aproximação porque o que todos nós queremos é que o povo tenha voz”, declarou.

Sobre os canais de comunicação

Por meio do site www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria o cidadão tem acesso ao Chat que conta com seis servidores disponíveis para atendê-lo de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h às 17h30. Caso prefira contato pelo aplicativo do Whatsapp, o usuário poderá enviar sua mensagem de texto, áudio ou vídeo para o número 67 98478-4349, que também funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h às 17h30.

A Ouvidoria-Geral será responsável por encaminhar as solicitações recebidas aos agentes públicos, órgãos e entidades da estrutura do Poder Público Municipal para prestação de informações e, quando necessário, apuração de condutas apontadas pelos cidadãos.

Por meio do site http://cartadeservicos.campogrande.ms.gov.br o cidadão tem acesso aos serviços prestados pela Prefeitura de Campo Grande, bem como os documentos necessários para obtenção e locais de atendimento ao público.