O planejamento ambiental é o foco das discussões durante o Diálogo de Verão, evento promovido pela Prefeitura de Campo Grande, que reúne comunidade acadêmica e profissionais da área de meio ambiente e gestão. Os encontros acontecem nas universidades da Capital e buscam promover o debate sobre a importância do planejamento na área do meio ambiente aplicado à gestão pública como forma de atrair novas medidas e avanços no setor.

Os primeiros a participarem, na última segunda-feira (26), foram os acadêmicos de Engenharia ambiental e tecnólogos em Saneamento Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na terça-feira, o encontro aconteceu na Universidade Estácio de Sá e na UCDB. Na quinta-feira, o Diálogo de Verão será realizado no auditório do Bloco 05 da Uiniderp, às 19h30.

diálogo de verão_3Durante as palestras estão sendo expostos os trabalhos e serviços desenvolvidos pela administração municipal na área ambiental e apresentada a competência dos órgãos que atuam tanto no planejamento, na execução e na gestão ambiental de Campo Grande.

Avanços

Para secretário-adjunto da secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ariel Serra, o evento propicia um momento de esclarecimento das políticas públicas de preservação ambiental e as competências de cada órgão. “A partir das apresentações podemos refletir quanto aos avanços conquistados pela prefeitura na área e as ações que estão sendo tomadas visando a preservação ambiental. Além de destacarmos a importância do planejamento, fiscalização e implementação das leis voltadas ao tema”, pontuou.

A professora Keila Roberta de Oliveira, docente da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS, acredita ser importante essa interlocução que busca aproximar a administração pública dos futuros profissionais. “Essa aproximação é importante para nossos acadêmicos, o tema meio ambiente hoje é transversal na gestão pública e por isso sabemos da sua importância. Notamos o avanço da prefeitura nesta questão. Momentos como esses são enriquecedores. A partir dessas parcerias, de troca de conhecimentos, nossos acadêmicos se motivam a vislumbrar diferentes vertentes da profissão”, avaliou.

Interação

O coordenador do curso de Engenharia Sanitária Ambiental da UCDB, Fernando Magalhães, destacou, durante o evento, que a universidade tenta aproximar os alunos das atividades executadas pela prefeitura de Campo Grande. “Buscamos espaços de interação entre os acadêmicos e profissionais que atuam no mercado de trabalho. Os assuntos abordados vão ajudar os acadêmicos a conhecer melhor o planejamento e gerenciamento das atividades da nossa cidade pelos órgãos públicos municipais”, relata o coordenador.

O diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, trouxe para o público a experiência da Gestão Pública aplicada às ações de conservação e manutenção do meio ambiente executadas no município, além de dados técnicos sobre a cidade, para que os acadêmicos pudessem conhecer um pouco mais sobre o município onde vivem. “A ideia foi mostrar os trabalhos executados, e o trabalho multidisciplinar que é muito importante na busca de soluções e inovações para o gerenciamento de todos os processos da gestão pública”, acrescenta Rodrigo.

Atenta aos novos conhecimentos, a acadêmica do 7º semestre do curso de engenharia civil, Barbara Aline Barreto considerou que a integração gestão pública e meio ambiente é muito importante. Temos matérias na sala de aula que abordam este tema, mas ver como os assuntos são na pratica é mais interessante”, afirma a acadêmica.

O evento é coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Pública (Semadur) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

Serviço:

Quem tiver interesse ainda pode participar das palestras. Mais informações pelo telefone 3314-5181