Prefeitura de Campo Grande participa de evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility 2021

Campo Grande, 03/09/2021 às 08:18

A Prefeitura Municipal de Campo Grande marcou presença nessa quinta-feira (2) no Evento Nacional ‘Connected Smart Cities & Mobility 2021’. O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Cardoso, fez uma apresentação, em formato digital , das experiências da capital sul-mato-grossense e destacou a maneira como o Município vem implementando novas tecnologias e, com isso, obtendo resultados significativos, o que nos últimos anos tornou a cidade uma das mais inteligentes do País.

Com a participação de especialistas em smart cities, o evento teve transmissão direta do Palco Digital São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil através de dados que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities é composto por indicadores de 11 principais eixos, entre eles, mobilidade, meio ambiente, tecnologia e inovação, educação e governança, entre outros usados para analisar as cidades. A novidade da 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility são os 75 indicadores, cinco a mais que do ano passado.

“Procuramos ouvir os servidores e a população, em todas as áreas, e não é diferente na tecnologia. Uma cidade inteligente é mais inteligente quando a população participa da gestão”, exemplificou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Campo Grande ocupa a 13ª posição entre as cidades mais inteligentes do País, segundo o ranking do Connected Smart Cities, ficando à frente de grandes centros, como Porto Alegre, Recife e Joinville. Em 2020, a Capital de Mato Grosso do Sul ocupou a 14ª posição. Vale ressaltar que nesta edição, 677 cidades com mais de 50 mil habitantes foram avaliadas pela Urban Synstems.

Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, compartilhar as experiências da gestão é enriquecedor. “Levamos ao evento as nossas experiências, a forma como a Prefeitura de Campo Grande vem implementando novas tecnologias, a partir daí citamos os desafios enfrentados para avançar. Queremos oferecer melhores condições tecnológicas para os servidores trabalharem e mais serviços digitais para a população, tudo isso sem deixar de cuidar da segurança da informação e da transparência da gestão”, disse o diretor da Agetec, na ocasião.

Durante 7 meses, a agenda de pré-eventos do Connected proporcionou encontros regionais para a troca de experiências entre empresas, entidades e governos, nas 27 capitais brasileiras. A participação de Campo Grande aconteceu em março deste ano.

Sobre a Urban Synstems e o Connected Smart Cities

Durante 21 anos, a Urban Systems vem acumulando conhecimento e competência que a tornaram referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil.

O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Hoje são mais de 900 projetos e 800 cidades analisadas, 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios.