Na manhã desta quinta-feira (7), A Prefeitura de Campo Grande entregou o terceiro Ecoponto da Capital, no Bairro Nova Lima. Ele tem a finalidade o descarte da construção civil, resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas agora com mais uma opção de destinação correta.

IMG_9002 (Copy)O novo Ecoponto soma-se aos existentes nos Bairros Panamá e Noroeste; e que tem a previsão de atender cerca de 30 mil pessoas dos bairros Nova Lima, Novos Estados e Mata do Segredo.

“O trabalho Educação Ambiental será replicado em outros bairros da nossa cidade, isso porque acreditamos que as lideranças comunitárias, os conselheiros regionais das regiões urbanas, assim como toda população tem um papel fundamental no processo de ser agentes multiplicadores que ajudam nos avanços no bem-estar social e qualidade de vida da nossa população”, declarou a diretora da Agência Municipal de Planejamento Urbano, Berenice Jacob.

Ela lembrou ainda que a meta para 2019 é realizar a inauguração de mais dois Ecopontos. “Em junho está prevista a entrega do Ecoponto no Bairro União e em outubro no Bairro Centro Oeste”, destacou.

O Secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, Luiz Eduardo costa, lembrou que todos são responsáveis e devem descartar o lixo corretamente.  Essa responsabilidade precisa estar presente no dia a dia das pessoas. Na ocasião o secretario revelou que a prefeitura também está implantando o E-CTR que será uma ferramenta que disponibilizará a gestão e a fiscalização dos entulhos da construção civil.

IMG_8887 (Copy)“Já temos inicialmente mais de 2 mil caçambas georefereciadas e o Ecoponto agrega nesse controle o descarte desses resíduos da construção e volumosos. Isso em prol do coletivo, do cuidado com nossa cidade, com o meio ambiente.

O presidente do Conselho da Região Urbana do Segredo, Jose Geraldo Balejo Jara, acredita que o Ecoponto trará avanços na qualidade de vida da população.

“Eu moro aqui, e o descarte incorreto do lixo tem gerado problemas para a saúde e até para o transito da região, uma vez que os lixos descartados incorretamente nas vias públicas prejudicam os motoristas. Nós as lideranças comunitárias e toda população queremos que a comunidade entenda que agora temos um local adequado para realizar o descarte correta, assim contribuído para a melhoria da nossa cidade”, informou.

IMG_8883 (Copy)Estrutura

A estrutura do Ecoponto Nova Lima receberá o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia). Contará com três caixas brooks para o recebimento de entulho com capacidade total de 12m³; uma caixa brooks para o recebimento de resíduos eletroeletrônicos com capacidade de 4 m³; uma caçamba para o recebimento de podas e galhos com volume de 36m³ e uma para móveis inservíveis com capacidade de 36m³. O local será equipado com sete estruturas de Local de Entrega Voluntária (LEVs).  Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorrerá das 08h às 18h de segunda a sábado.

Saiba mais

O Ecoponto Panamá está localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá, este local atende uma população de cerca de 54 mil habitantes dos bairros Panamá e parcialmente os bairros Popular, Santo Antônio e Santo Amaro. Já o Ecoponto Noroeste localiza-se na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste atende uma população d aproximadamente 23 mil habitantes nos bairros Veraneio, Noroeste, Tiradentes e Maria Aparecida Pedrossian.  O funcionamento dessas instalações é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Participam da organização e descartes de resíduos a Agencia Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep), Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Este é o 3º Ecoponto da capital foi implantado na Rua Pacajus, n. 194, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, no Bairro Nova Lima.