A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão  Urbana (Semadur), está se desdobrando para ainda em fevereiro autorizar a Solurb CG a implantar o primeiro de cinco ecopontos previstos no contrato de limpeza pública, firmado há cinco anos.

O ecoponto será instalado no Bairro Zé Pereira, em uma área de 3.651 m², na Rua Sagarana, esquina com a Avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues.   Uma parte deste terreno, em torno de 1.200 metros, receberá calçamento com lajotas sextavadas para garantir condições de acesso aos caminhões da empresa e de quem for levar os resíduos.

No local serão descartados resíduos recicláveis, mas também material inservível (geladeiras, sofás, móveis), que atualmente acaba sendo jogado em terrenos baldios ou deixados nas ruas.  Também poderão ser depositados restos de galhos, resultado da poda de árvores, e até um metro cúbico de entulhos, ou 650 quilos (resíduo seco) ou 850 quilos (se úmido), normalmente transportados por carroceiros.

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão  Urbana deve renovar a autorização ambiental concedida em 8 de agosto do ano passado e que venceu em 8 de novembro, sem que o projeto avançasse. Por orientação da Agereg (Agência de Regulação de Serviços Públicos), a Secretaria de Gestão vai pedir a ligação de água e energia elétrica. A partir destas duas etapas, a concessionária está autorizada a implantar o projeto de, aproximadamente, R$ 800 mil.

Caberá à concessionária separar todo o material e dar destinação final. O resíduo reciclável vai para as cooperativas abrigadas na UTR( Unidade de Tratamento de Reciclável), que hoje recebe, em média, 11 toneladas por dia, resultado da coleta seletiva. Este gerenciamento vai custar a prefeitura em torno de  R$ 17,1 mil mensais por ecoponto.