A Prefeitura de Campo Grande  concluiu as obras de drenagem e recapeamento no entorno do Parque dos Poderes, que ganhou uma nova ligação  entre as avenidas Mato Grosso e Desembargador Leão Neto do Carmo.

A nova  via, com 570 metros de extensão, facilitará o acesso a várias repartições, incluindo a Receita Federal, Fórum Eleitoral, Tribunal de Justiça e macroanel, no trecho em frente do campus da  Uniderp Agrárias.

No momento estão sendo finalizados serviços de abertura de boca de lobo e nos próximos dias a via receberá nova iluminação pública.

A última etapa da obra começou  há seis meses na Avenida Leão Neto do Carmo, que foi recapeada ao longo de sua extensão, 2,4 quilômetros, entre a Avenida Hiroshima e o macroanel.  Antes disso, recebeu mais de um quilômetro de drenagem (1.109 metros), tubulação iniciada perto do comando da Polícia Militar,  que garante o escoamento da enxurrada de bairros próximos, como o Eco Parque e Danúbio Azul.

A rua também recebeu tubos de polietileno de alta densidade ( PEAD corrigados), com 1,2 metro de diâmetro, enterrados a seis metros de profundidade (para garantir maior declividade). Um material resistente, que por ser liso internamente, garante mais facilidade de manutenção.400A1340

Além da Leão Neto do Carmo, receberam drenagem e foram recapeadas as ruas: Rio Claro e Barra Funda, do Diário, da Academia de Polícia  e Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira. Esta   rede de drenagem  foi projetada  para captar as águas pluviais que descem de vários bairros no entorno do Parque dos Poderes, como o Jardim Futurista e Eco Parque, e levar a enxurrada até o piscinão projetado para os altos da Avenida Mato Grosso.

O volume de água que escorria superficialmente era tão grande, que periodicamente o pavimento da Avenida Leão Neto do Carmo tinha trechos arrancados com a força da enxurrada.

Outra frente da drenagem  concluída vai ajudar os problemas de alagamento nas laterais da Avenida Vitório Zeolla. Estão implantados 330 metros de tubulação, a partir da Rua da Fortuna, que passa pela Rua das Folhagens e atravessa a Praça Bosque da Paz, conectando-se com a rede existente na Rua Pedro Martins.

Mata do Jacinto Etapa D

Todas estas  obras fazem parte do Complexo Mato do Jacinto Etapa D, que foram retomados ano passado pela Prefeitura. Estão sendo investidos em torno de R$ 11 milhões, abrangendo  intervenções para controle de enchente, pavimentação e a construção de um piscinão nos altos da Avenida Mato Grosso, com capacidade para retenção de 22 milhões de litros. Já foi feita uma travessia em tubo Armco sob a pista, para escoamento da enxurrada que desaguará no Córrego dentro do Parque das Nações Indígenas.

Também  foram recapeados trechos da Avenida Mato Grosso (entre a Ceará e  Avenida Hiroshima); Antônio Maria Coelho (a partir da Rua Furnas); avenidas Hiroshima e Santa Luzia.