Com intuito de unir nações, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Fundação Ueze Zahran, realiza nesta quinta-feira (19), às 19h30, a comemoração do Dia do Índio. A Orquestra Infantil Indígena, da Fundação Ueze Zahran, se apresenta no Memorial da Cultura Indígena, localizada na Rua Terena, Bairro Tiradentes, Aldeia Urbana Marçal de Souza.

Pensando nos povos indígenas que vivem em nossa capital e no Estado de Mato Grosso do Sul, foi inaugurado em 30 de agosto de 1999 o Memorial da Cultura Indígena, com objetivo de enaltecer as etnias e considerar como motivo de reflexão a importância dos valores culturais dos povos indígenas.

O Memorial passou por algumas revitalizações após sua inauguração, nos anos de 2005, 2008 e 2018, esta última com apoio da Embaixada Canadense e do embaixador Ricardo Savone, que cuida e se dedica às causas indígenas.

Ao longo deste mês uma série de atividades estão programadas para acontecer no Memorial da Cultura Indígena. Escolas e entidades podem agendar visitas para conhecer a História do Memorial e a Cultura dos Índios.

Informações pelo telefone: 67 99305 2534 (Maria Auxiliadora)

Sobre a data

O Dia do Índio é celebrado no dia 19 de abril, criado pelo presidente Getúlio Vargas. A data foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção de Marechal Rondon, apresentou sua adesão e cumpriu a proposta do Congresso de 1940.

Sobre a Orquestra

A orquestra infanto-juvenil da Fundação Ueze Zahran, é composta por 50 crianças, de 7 a 12 anos de idade, estudantes das escolas públicas do município. O projeto sociocultural iniciou em novembro de 2011 numa parceria da Fundação Ueze Elias Zahran, o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Paróquia Nossa Senhora da Guia. O objetivo é resgatar crianças e adolescentes por meio da música, propiciando um ambiente agradável de conhecimento, integração social e reconhecimento por meio de concertos e apresentações com o grupo.

É desenvolvido semanalmente nos períodos matutino e vespertino. Sua estrutura é formada por um maestro com apoio de professores distribuídos entre oficinas de cordas (violinos, violoncelos e contrabaixo), oficinas de sopro (oboé, fagote e flautas transversais) e percussão.  O projeto é articulado com as escolas e com a família de cada integrante, com objetivo de verificar as notas escolares, respeito, comportamento, enfim, fechar um ciclo onde possibilite o crescimento do aluno cidadão.