Usar a criatividade, aproveitar alimentos e evitar desperdício. Essa é a receita para uma merenda mais nutritiva e que, a partir de hoje, faz parte da capacitação oferecida às merendeiras que atendem os centros de educação infantil (ceinf) e escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). O curso é promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e acontece até o final deste mês.

A capacitação feita pela culinarista e gastrônoma, Giovanka Senna Barbosa, tem como objetivo levar as merendeiras a utilizar os alimentos de forma integral, conforme estabelecido por padrões da vigilância sanitária, que são geralmente descartados como sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos. O intuito também é proporcionar criatividade das profissionais para produzir pratos saudáveis e evitar desperdício e acumulo de lixo orgânico.

A capacitação teórica está sendo realizada no auditório e a parte prática com manipulação de alimentos na cozinha do Espaço Lúdio Coelho, ambos na Semed. Em torno de 60 merendeiras de 30 escolas participam do curso que está dividido em turmas da manhã e da tarde.

“O curso permite que seja trabalhada a criatividade no dia a dia das merendeiras e o melhor aproveitamento dos alimentos e produtos utilizados”, disse a culinarista. A professora acrescenta que as merendeiras vão fazer pratos com talos de verduras, cascas de frutas e legumes, entre elas a abóbora e também com bagaço de frutas.

“Tudo fica muito saudável e os alimentos muito ricos em nutrientes”, comenta Renata Jove Cezar Naine, nutricionista da Semed. Ela explica que os talos e cascas podem ser utilizados em pratos salgados deixando a farofa e o arroz, entre outra receitas mais nutritivas.

No primeiro dia de aula, Giovanka explicou para as merendeiras que a produção de alimentos no mundo chega em torno de 3,9 bilhões de toneladas e o desperdício em 1,3 bilhões no mundo, incluído todas as etapas, desde a produção até a mesa. A culinarista explicou que a preocupação com o fim do desperdício de alimentos deve ser de todos e as merendeiras estão aprendendo que o aproveitamento pode também agregar mais sabores na alimentação das crianças.

Na aula prática Giovanka mostrou no primeiro dia os pratos de frango com molho, risoto de frango com cabotiã, canja de frango, bobó de frango, caldo verde, ovos mexidos com talos e arroz à grega. Para o segundo dia serão apresentados os pratos de picadinho de carne, vaca atolada, pirão, farofa de casca de banana, angu de milho, caldo de feijão, purê de mandioca e cabotiã.

A merendeira Edina de Souza Silva, da Escola Municipal Ana Lucia de Oliveira, comentou que aproveitou muito as dicas e informações de como reaproveitar melhor alguns alimentos. “Eu não sabia quando a gente utiliza a abóbora cabotiã, a gente descarta aquele meio dela e as sementes também e agora aprendemos que podemos utilizar as sementes e todo aquele miolo que tem no meio para receitas saborosas”, disse.

Segundo Edina, a casca não será mais descartada e a semente vai ser torrada e utilizada na salada. Com as técnicas absorvidas na capacitação, a merendeira explicou que levará para a escola para beneficiar na alimentação das crianças.

A capacitação das merendeiras é segundo a secretária municipal de Educação, um fator importante para a qualidade ainda maior na alimentação dos alunos. “A produção de uma merenda ainda mais nutritiva tem as merendeiras como protagonistas de novas receitas. Elas são importantes nesse processo que, certamente, vai atrair as crianças pela alimentação mais saboroso e, consequentemente, repleta de nutrientes”, destacou Leila Machado