Prestar um serviço com eficiência e agilidade para a população exige que servidores municipais sejam bem capacitados e que haja tecnologia disponível para ser usada nos processos. A Prefeitura de Campo Grande vem desde o inicio do ano capacitando os gestores e trazendo o que há de mais atual na área de tecnologia, com exemplos que funcionam em diversas cidades.

@8O objetivo é transformar Campo Grande em uma Cidade Inteligente, de modo que o governo municipal tenha informação qualificada para as tomadas de decisões. Ao encontro disso, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), promove nesta quarta-feira (26), no auditório do IMPCG, o Seminário “Ferramentas Tecnológicas na Gestão Pública Municipal”.

O prefeito Marquinhos Trad, que participou do inicio da palestra, contou que durante sua vida pública sempre ouviu os anseios da população e percebeu que muitos deles podem ser resolvidos com o uso de tecnologia. “Quase todas as necessidades das pessoas podem ser solucionadas com o uso de tecnologia. Muitos podem ter uma melhora substancial com uso da tecnologia”, afirmou.

Complementando, o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, destacou que para governar o gestor precisa de informação. “A informação poderá vir através dos sistemas, da população e dos indicadores oriundos das mais diversas áreas. Com os dados colhidos o gestor poderá sempre optar pela melhor decisão, dentre várias que vão se apresentar”.

@2E é exatamente isso que o grupo de pesquisas da USP, através do Gaesi e os professores doutores Eduardo e Vidal, vieram até Campo Grande trazer. “São ideias que hoje representam o que há de mais novo nas áreas de mobilidade urbana, zeladoria, finanças, saúde e planejamento”, frisou Paulo Fernando Garcia.

Professor doutor na USP, Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo, destacou que o grupo em que ele atua na universidade paulista tem três grandes áreas de pesquisa: cidades inteligentes, rastreabilidade e logística. A parte de Cidades Inteligentes é o que ele veio apresentar oas gestores municipais.

“A gente desenvolve diversos conceitos, aplicando novas tecnologias como internet das coisas, cloud computing, big data, analytics e novos conceitos na gestão. Isso dá para as prefeituras uma nova forma de enxergar os problemas e tentar resolvê-los”, disse.

E finalizou: os ganhos que existem são mais de organização, de agilização de processos e de economia financeira. Se a gente tem um processo que é mais ágil os ganhos são em relação aos custos.