Aproximar os serviços públicos municipais da população, principalmente para quem mora distante do centro, é uma das prioridades da atual administração de Campo Grande. Neste sentido, o prefeito Marquinhos Trad inaugurou nesta quarta-feira (29) a nova sede da Subprefeitura do distrito de Anhanduí. O novo espaço encurtará a distância aos mais diversos atendimentos, para aproximadamente 6 mil habitantes que vivem nas áreas urbana e rural daquela região. Além do atendimento público, serviços como os Correios e concessionárias de água e energia estão disponíveis.

O prefeito Marquinhos Trad falou da importância da implantação da sede da Subprefeitura em Anhanduí. “Sabemos o quão difícil se torna resolver algum serviço burocrático quando a comunidade está distante do centro e da administração pública. Foi pensando nisso que desde que assumimos a administração, iniciamos o planejamento para garantir cada vez mais equipamentos públicos aqui Anhanduí”.

A Subprefeitura de Anhanduí está localizada na região central do distrito. O objetivo é atender demandas e otimizar os serviços que eram possíveis apenas na Capital. Os moradores poderão contar com sala de leitura, totens de atendimento da Águas e Energisa, cadastro de inscrição das casas da Amhasf, atendimento do Proinc, além de atender, em parceria com o FAC, famílias da região que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O subprefeito de Anhanduí, Ernesto Francisco dos Santos disse que “Anhanduí está preparada para receber o cidadão. Nosso Distrito começou a ser visto com respeito. A população sente a transformação e evolução de Anhanduí nesses últimos cinco anos, quando passou de uma realidade precária em estrutura a um distrito bem cuidado, de pessoas alegres e otimistas diante de tudo que está acontecendo por aqui a passos largos”.

Genivaldo Pedroso, presidente da Associação de Moradores, concorda com o subprefeito e vai além. “O pouco que havia aqui em termos de equipamentos públicos era precário, mas agora, a Prefeitura trouxe uma equipe comprometida. Um exemplo bastante positivo que pra gente aqui fez muita diferença foi na segurança, porque a vida toda a gente tinha de 3 a 4 guardas para atender todo o distrito. Agora, são 18 guardas servindo a comunidade. É mais tranquilidade para quem vive aqui. Sem falar da creche que já nem tínhamos esperança de vir, mas que a Prefeitura trouxe pra gente, entre outras coisas importantes que aconteceram nos últimos anos”.

Para a moradora do distrito Monalisa Pereira Alves Murici, essa estrutura da subprefeitura já é vista como uma segunda casa para a comunidade. “Além de resolver mais rápidos nossos pedidos, aqui agora tem espaço de cultura e outros coisas que dá até vontade de vir sempre. Vai melhorar pra todo mundo. Este lugar vai alavancar o distrito de Anhanduí” afirmou a pedagoga.

Regiane da Silva, presidente do Clube de Mães, ressaltou que as mães são carentes e que precisam de todo tipo de apoio para resolver inúmeras situações, tanto burocráticas como documentação, cadastro, pagar conta de água e luz, quanto apoio na assistência social, como o projeto em parceria com o Fundo de Amparo à Comunidade, que vai acompanhar as famílias e assisti-las com cestas básicas, de acordo com a realidade de cada um.

Ações da Prefeitura no Distrito de Anhanduí

O Distrito de Anhanduí possui aproximadamente 6 mil habitantes e conta com segurança reforçada com a criação de divisão operacional e viatura.

Já na área da Saúde, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito, que recebeu o nome de “Ivo de Souza”, uma homenagem a um dos músicos mais consagrados de Mato Grosso do Sul e morador da região. Em parceria com o Ministério da Saúde, entregou uma Viatura de Suporte Intermediário e a obra de revitalização da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na Educação, inaugurou a primeira Escola de Educação Infantil do Distrito (Professor Alberto Guilherme Batistoti). A Prefeitura fez uma readequação total no espaço, criando quatro salas de aula com banheiros individuais e adaptados, cozinha, lavanderia, sala para direção e coordenação, recepção, secretaria, almoxarifado, dispensa e área externa com parquinho.

No Lazer, entregou em agosto deste ano uma academia ao ar livre e internet muito mais rápida, por meio do Conecta Campo Grande, para facilitar os serviços na educação e saúde do distrito.

Quanto à Infraestrutura, a Prefeitura reformou uma ponte de madeira e construiu mais duas de concreto, sobre afluentes do Rio Anhanduí na CG-284, para atender as necessidades de escoamento.