Foi com o som do berrante e muito chamamé, além de sobá, sopa paraguaia, chipa, escondidinho, costela no espeto e diversas iguarias sul-mato-grossenses, que o maior evento de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina, o 1º AdventureNEXT Latin America se iniciou na noite desta quarta-feira (7).

IMG_5421 (Copy)O evento, que vai acontecer até sexta-feira (9), está sendo organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) com a Embratur e captaneado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS). A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoia a realização do evento, que tem como objetivo apresentar o Estado e Campo Grande ao trade de turismo.

Ao falar com os empresários, o prefeito Marquinhos Trad enalteceu a natureza facilmente encontrada em Campo Grande e a hospitalidade do povo sul-mato-grossense, que desde sempre recebe pessoas de todas as etnias em seu território.

“Aqui recebemos durante o dia todo o cantar das aves, o voo dos tucanos e as rasantes das araras. Somos mais de 900 mil habitantes, pessoas de todo o mundo, de todas as etnias e de todas as raças. Aqui somos grande não apenas no nome”, disse.

A diretora da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gabriella Stowell, destacou que Mato Grosso do Sul será a porta de entrada do turismo de toda a América Latina nesses dias e a conquista se deve à combinação de fatores que levaram à escolha do Estado.

IMG_5359 (Copy)“Esse é um evento muito importante para o nosso país como um todo. O diferencial que levou Mato Grosso do Sul a ser escolhido como destino do 1º AdventureNEXT Latin America foram os elementos da natureza, cultura, segurança e qualidade no trade turístico que o estado têm”, ressaltou.

Já Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur, disse que o evento consolida uma longa marcha que começou em 2008, com a procura do destino, a qualificação dele, a capacidade emissiva, até o momento de hoje que é apresentar ao mercado internacional: Bonito, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Isso para a Embratur é muito importante, pois nós trabalhamos na parte da formação do destino para colocá-lo em nível de padrão para venda no exterior, e Campo Grande recebendo tantos compradores internacionais, vendendo o Brasil lá fora transforma esse produto que já está na prateleira com muito mais amplitude, com muito mais venda. A Embratur sempre enxergou o potencial do Mato Grosso do Sul e colocá-lo na plataforma sempre foi nosso desejo”, disse.

Diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling contou que foi um ano e meio de planejamento desde o início das conversas, com a equipe da ATTA, e depois muito tempo de articulação para buscar os parceiros necessários.

IMG_5307 (Copy)“A Embratur captamos há um ano e depois 8 meses de muito trabalho. É um evento com muitos detalhes, alto padrão de qualidade, é um evento internacional. Estamos muito felizes por estarmos sediando o principal evento de turismo e aventura da América Latina, com os maiores operadores, para fazer negocio com os nossos operadores, conhecer nossos principais destinos, introduzir Campo Grande no cenário internacional”, disse.

Da Campo Grande Destination, Melissa Tamaciro disse que o AdventureNEXT Latin America é um evento estratégico para colocar Campo Grande e Mato Grosso do Sul de vez na rota do turismo.

“Apesar de buscar atingir todos os operadores do mundo e ter vários destinos se promovendo, o fato de ele acontecer em Mato Grosso do Sul é uma tacada de mestre, porque dá a chance de colocar os maiores operadores do mundo conhecendo, vivenciando, a nossa comida, olhando para a nossa beleza natural. Para Campo Grande, mostra que temos muito a oferecer em relação ao turismo de negócio, que estamos preparados para este tipo de evento”, frisou.

Representando a Abrasel, Rodrigo Scherer Zirr afirmou que todos os empresários do ramo da gastronomia em nosso estado têm desenvolvido um excelente trabalho e ações como esta do AdventureNEXT Latin America só vêm acrescentar para que cada vez mais esteja em evidência um dos pilares do turismo que a gastronomia.

*Fotos: Denílson Secreta