A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc) formou  17 alunos que participaram da oficina de Arandela, ministrada na Incubadora do bairro Zé Pereira, que desenvolve atividades voltadas para o artesanato.

Este foi o primeiro de uma série de cursos programados para o ano de 2017, com a finalidade de promover a autossustentabilidade da comunidade que vive no entorno das quatro incubadoras geridas pelo município. O próximo curso, de Oficina de Mandala, está programado para o dia 15 de fevereiro. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (06.02).

A gestora de projetos da Sedesc, Jane Arguello, ressalta a importância dessas oficinas no sentido de criar oportunidades para geração de renda das famílias. “Além de ser terapêutico em alguns casos, quando a pessoa se encontra ociosa, um curso de qualificação cria oportunidade de venda daqueles produtos. Esse aluno acaba descobrindo uma vocação e tem motivação para desenvolver a atividade que aprendeu em sua região”, disse Jane.

Os cursos são oferecidos sem custo para os participantes. Nesta oficina de Mandala, prevista para acontecer também na Incubadora Zé Pereira, Jane destaca que as peças serão confeccionadas a partir de materiais recicláveis. O curso  oferece 20 vagas.

Oportunidade

O gerente de fomento ao empreendedorismo da Sedesc, Marcos Silva, explica que a atual administração municipal está reformulando as ações e projetos dentro das incubadoras e defende a emancipação do cidadão por meio do empreendedorismo.

“Estamos remodelando todo o processo de gestão das quatro incubadoras. Paralelo a esse trabalho de assistir os projetos incubados, seguimos o plano de governo da atual gestão. Uma determinação do chefe do Executivo, que tem em seu plano de governo a criação de ferramentas para envolver a população e criar novas oportunidades para que aqueles que buscam geração de renda tenham capacitação, para criar nichos no mercado de trabalho”, ponderou Marcos. O gerente complementa que está fazendo um levantamento das necessidades das famílias em cada região da cidade para oferecer qualificação de acordo com  suas vocações.

Atualmente, existem quatro incubadoras municipais em Campo Grande: artesanato (bairro Zé Pereira); artefatos de couro (bairro Estrela Dalva); produtos alimentícios (bairro Santa Emília) e de confecção têxtil (bairro Mário Covas). As oficinas e cursos serão oferecidos de acordo com a atividade de cada unidade.

Sobre as Incubadoras Municipais: Essas unidades são centros de desenvolvimento de novas empresas, que promovem a cultura empreendedora, estimulando a geração e consolidação de micro e pequenos empreendimentos. Nelas são disponibilizadas infraestrutura e realizadas ações como treinamento, capacitações, consultorias e palestras, visando proporcionar apoio necessário desde a fase de definição, passando pela implantação, desenvolvimento e chegando à maturidade do negócio, quando a empresa consegue caminhar sozinha.

Confira o próximo curso:

Curso: Mandalas de Materiais Reciclados