O prefeito Marquinhos Trad esteve na manhã desta quinta-feira (21) no Nova Lima para vistoriar as obras de infraestrutura urbanísticas que estão sendo realizadas no bairro. Lançada há 40 dias, a obra dotará a região de rede de esgoto, drenagem, asfalto, calçada com piso tátil e sinalização de trânsito.

Serão asfaltados 20,7 quilômetros de vias e recapeados mais de 3,5 quilômetros de vias, contempladas ruas como a Marquês de Herval, que receberá drenagem e terá o pavimento refeito; a última quadra da Jerônimo Albuquerque e a duplicação da Avenida Zulmira Borba, que atravessa o bairro e serve de acesso a conjuntos habitacionais como Oscar Salazar, José Tavares e Tarsila do Amaral. Nesta etapa o projeto atenderá o quadrilátero formado pelas ruas Marques de Herval Jerônimo Albuquerque; Zulmira Borba e Cônsul Assaf Trad.

Foto: Marlon Ganassin
Foto: Marlon Ganassin

Nesta manhã o prefeito esteve na Rua Zulmira Borba, entre as ruas Nefe Pael e Firmo Cristaldo, e avaliou como positivo o andamento dos trabalhos. “Os serviços estão sendo muito bem realizados, com toda estrutura necessária. Hoje vimos aqui os técnicos presentes nas obras, orientando e dando toda a logística para que as obras tenham qualidade. É assim que a nossa gestão atua, com compromisso e cuidado com o bem público”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

A cozinheira Francisca Vieira dos Santos disse ao prefeito que a obra era aguardada há muitos anos. “A gente espera esse asfalto há muito tempo e acredito que isso vai ser muito bom para o comércio. Quando chove mesmo o movimento diminui muito. Como o cliente vai sair de casa, comer no restaurante, com a rua cheia de lama?”, disse.

Já a microempresária Antônia Maria Sérgio falou que a expectativa é de melhora no movimento. “A gente espera que melhora, porque o comércio está muito difícil e a nossa esperança é que as obras tragam melhorias e movimentação para o bairro”, disse.

Marquinhos ainda explicou que depois de garantir esta primeira etapa, está trabalhando para licitar e iniciar a pavimentação do Nova Lima, a partir da Avenida Zulmira Borba; o Jardim Anache e o José Tavares. “Temos recursos do PAC Pavimentação, mais o dinheiro da contrapartida”, garantiu.

No restante do bairro (acima da Jerônimo de Albuquerque e após a Avenida Zulmira Borba) a pavimentação ocorrerá em novas etapas, que serão licitadas em 2018. Sem as contrapartidas, o projeto está orçado em R$ 47 milhões, para execução de 23,04 de drenagem; 54 km de pavimentação e 2 quilômetros de recapeamento.,

Etapa A

Foto: Marlon Ganassin
Foto: Marlon Ganassin

A etapa A da pavimentação e drenagem cobrirá o quadrilátero formado pelas ruas Marques de Herval, Jerônimo de Albuquerque, Zulmira Borba e Avenida Cônsul Assaf Trad. Serão implantados 8,75 quilômetros de drenagem, 19,38 km de pavimentação e 4,78 km de recapeamento. A drenagem contempla um tubo Armco de 1,20 metros de diâmetro, que atravessará sob a Avenida Cônsul Assaf Trad (na altura da Rua Eugênio Lima), no chamado método não destrutivo. Ele terá a função de escoar toda a água pluvial do Nova Lima num piscinão (bacia de retenção) existente nos fundos do Alphaville. Esta intervenção resolverá o problema de erosão que surge num dos acessos ao Shopping Bosque dos Ypês.

Nesta primeira etapa da pavimentação do Nova Lima está programado o asfaltamento das ruas Sócrates; Dona Maria Izabel; Dom Sebastião Leme; Santo Inácio de Loiola;  Júlio Prestes; Eugênia Lima; Randolfo Lima; Assunção  Borba;  Martin Faustino; Botafogo; Eugênio Silvério; Alfredo Borba; Padre Antonio Franco; Firmo Cristaldo; Galileu; Aquiles; Celina Baís Martins, além das avenidas Carlota Joaquina e Cândido Garcia.