O prefeito Marquinhos Trad vistoriou, na manhã deste domingo (12), o inicio das obras de melhoria para o trânsito da Avenida Mato Grosso com a Avenida Nelly Martins (Via Park). As mudanças visam acabar com os congestionamentos na região, trazendo mais conforto para os motoristas. Para isso, a rotatória e o canteiro central da avenida serão reduzidos para encaixar três faixas de rolamento. Também serão instalados novos semáforos.

“Hoje começamos a preparar o terreno para o inicio das obras. No dia 20 começa, efetivamente, o projeto. Mas, antes de ele se iniciar, é preciso organizar para que não haja problema de tubulação ou infiltração, por exemplo”, salientou o prefeito.

Na manhã deste domingo, a empreiteira que executará a obra começou a fazer a limpeza do terreno, fazendo a poda radical de algumas árvores e a transposição de outras. As árvores que forem retiradas serão substituídas por outras novas.

De acordo com o diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, a prefeitura vai plantar 125 mudas no trecho onde as árvores estão sendo retiradas. “Nos canteiros da Avenida Mato Grosso, entre a Via Pak e a Rua Antonio Teodorowick, vai haver esse reajuste: o aumento das vias. E as árvores que estão sendo retiradas serão repostas por outras”, afirmou.

Já o secretário Rudi Fiorese, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, explicou que a obra será realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos vão levar cerca de três meses para se finalizar.

Reivindicação antiga

A melhoria do trânsito na região é uma reivindicação antiga dos moradores. O projeto já existia há mais de 3 anos e somente agora está sendo executado.

“Faz muitos anos que a população pede por isso. Com estas obras, vamos diminuir os canteiros e implantar semáforos com onda verde para fluir o trânsito local. Enfim, esta obra vai sair do papel”, frisou o prefeito.

Investimento

Os serviços viários das avenidas Via Park e Mato Grosso estão orçados em R$ 1.654.519,85. Com este investimento serão feitas intervenções na drenagem para abertura de uma pista adicional na Avenida Mato Grosso, implantados sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Serão instalados semáforos na Avenida Mato Grosso com a Avenida Nelly Martins (Via Park); Rua Antonio Maria Coelho com a Avenida Nelly Martins (Via Park) e Avenida Mato Grosso com a Avenida Antonio Teodorowick.

Outra mudança para melhorar o fluxo dos veículos foi de um trecho da Avenida Antonio Teodorowick (entre as vias Antonio Maria Coelho e Mato Grosso), que servirá como opção de acesso ao Parque dos Poderes e a região do bairro Carandá Bosque. O projeto prevê a instalação de quatro semáforos nas áreas de intervenção, equipados com controladores que regularão o tempo de duração do verde e do vermelho, conforme o fluxo de veículos.