O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal, sancionou por meio de publicação no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) da última segunda-feira (17), a Lei n 8.217/16 que institui o mês “abril marrom”, dedicado a ações de prevenção e combate ás diversas espécies de cegueira.

De acordo com o texto, “o mês “Abril Marrom” intensificará campanhas, palestras, programas, planos, projetos, debates e ações educativas, com incentivo à adoção de símbolos e comunicação visual relacionados com o tema nos prédios públicos e privados, sem prejuízo de outras iniciativas voltadas para combate à cegueira.

Mês marrom
As atividades ocorrerão anualmente no mês de abril, fazendo parte do calendário de realizações do município em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas, visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames para a detecção da cegueira.

Com a lei sancionada, o “abril marrom” promoverá por meio de profissionais qualificados, a intensificação de campanhas públicas, conscientizando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da cegueira, com orientação e a divulgação de regras básicas de cuidados à integridade da saúde ocular.

Também incentivará a participação da comunidade, ativa e permanente na defesa da qualidade da saúde ocular como qualidade de vida, criando a oportunidade de integração de órgãos e entidades, públicas e privadas, em ações conjuntas em benefício da comunidade.

Poderão ser promovidas também parcerias com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, para amplo desenvolvimento das atividades alusivas à Comemoração ao mês “Abril Marrom”, com atividades que estimulem o envolvimento da comunidade nesta causa.