O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal com vereadores e trabalhadores da Omep e Seleta para discutir o futuro das demissões em massa. Marquinhos foi recebido de forma calorosa pelos trabalhadores, que lotaram a Casa Legislativa e vêem nele a esperança de uma solução definitiva para os problemas que estão passando.

Escolhida para falar em nome dos trabalhadores, Deise Adriani disse que ela, assim como muitas mães, muitos pais de família, não são fantasmas. “Não estamos aqui para fazer baderna, estamos lutando pelos nossos direitos. Estamos desesperados, pois não temos nada”, disse.

A cozinheira Ana Lucia, do Ceinf Adélia Leite, queria saber como vai ficar a situação dela e de outras trabalhadoras da Educação. “Passamos o Natal sem nada. Queremos uma decisão”, clamou.

Marquinhos começou sua fala agradecendo a presença de todos e dizendo entender a dor de cada um dos trabalhadores que estavam ali. “Que foram julgados, apesar de terem todos os dias acordado para cumprir suas obrigações”, comentou.

Ele pontuou que ao analisar todo o caso concluiu que são dois os principais problemas a serem solucionados: o pagamento de salários atrasados e do décimo terceiro e a obrigatoriedade de novos concursos ou demissão em massa dos vinculados da Omep e Seleta. Marquinhos ainda disse que vai apresentar o caminho apontado por sua equipe, pois quer dar uma solução definitiva a esses problemas.

Em relação ao pagamento de salários atrasados, Marquinhos explicou que depende de um posicionamento do MPE (Ministério Público Estadual), pois em setembro do ano passado a Câmara aprovou uma suplementação específica, levantando mais de R$ 60 milhões para que o ex-gestor fizesse o pagamento de salário e décimo terceiro, o que não aconteceu.

Quanto à obrigatoriedade de novos concursos ou demissão em massa dos vinculados da Omep e Seleta, o gestor municipal disse que já encontrou uma saída legal, justa e correta. Este posicionamento será apresentado ao MPE e a Prefeitura de Campo Grande vai aguardar a decisão.

Marquinhos finalizou a reunião reafirmando que até o dia 10 trará uma posição aos trabalhadores. Ainda nesta quarta-feira, ele se reunirá com a vice-prefeita, Adriane Lopes e a secretária de Assistência Social, Angélica Fontanari para finalizar o plano que entregará ao MPE. “Essa minuta vai restabelecer o direito de vocês. Me deem até o dia 10 para resolver os problemas. Se não resolvermos antes”, concluiu.