O prefeito Marquinhos Trad acompanhado do ministro Carlos Marun e do secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Rudi Fioresi, vistoriou nesta sexta-feira (26), as obras de pavimentação da última etapa do macro anel rodoviário de Campo Grande, ligação entre as saídas de Cuiabá (BR-163) e Rochedo (MS-080), é uma das obras com recursos federais que o governo pretende entregar até 31 de dezembro, quando encerrará o atual mandato do presidente Michel Temer.

IMG_0684 (Copy)De acordo com o prefeito Marquinhos Trad quando este trecho de 24 quilômetros estiver pronto, evitará que o tráfego de caminhões carregados de grãos que vêm de Mato Grosso com destino ao Núcleo Industrial de Industrial, passem por áreas residenciais.  Também será uma alternativa para quem está vindo pela BR-163 e quer seguir viagem para Corumbá e Sidrolândia.

“As obras continuam em ritmo acelerado com a  liberação de R$ 9,5 milhões (sendo R$ 950 mil a contrapartida do município) para conclusão das obras que a atual gestão retomou após praticamente 4 anos de paralisação”, frisa Marquinhos

Para o ministro Carlos Marun é possível entregar a obra no final deste ano uma vez que os recursos estão à disposição para pagamento da obra do Macroanel.

“As obras são pagas de acordo com seu andamento, que se caracteriza em medição. Havendo a medição o recurso para trecho finalizado, está disponível para ser pago”, diz o ministro Marun.

 Readequações

Para que a obra do macroanel fosse retomada, a Prefeitura resolveu várias pendências: prorrogou o convênio vencido em maio do ano passado; fez a reprogramação (com aval do DNIT) para incluir novas obras e terminar as últimas desapropriações que só no trecho afetará 46 propriedades.

O projeto passou por ajustes para contemplar a construção dos colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original.  Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias que foram mudadas, por exemplo, para se adequar a duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de R$ 1.603.513,62 no convênio.

Com os aditivos (para atualização de planilhas que ficaram defasadas após quatro anos de paralisação) e reprogramação, para inclusão de novas obras, o macroanel fechará com um custo total de R$ 37 milhões. Já foram aplicados R$ 21 milhões e até a conclusão da obra serão investidos mais R$ 16 milhões.

O serviço foi interrompido há quatro anos, quando  87,30% da terraplanagem tinham sido concluídas; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas (sobre os córregos Botas e Ceroula). Entre a MS-080 (saída para Rochedo) e a MS-10 (saída para Rochedinho), 12 quilômetros estão prontos, falta  asfaltar apenas 700 metros. O trecho seguinte, entre a MS-10 e BR-163, tem 2,5 quilômetros asfaltados e faltam concluir seis quilômetros.