O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência em Campo Grande contou com diversas atividades na Praça Ary Coelho nesta quinta-feira (21). Na ocasião o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado da vice-prefeita Adriane Lopes, fez o lançamento do “Programa, Deficiente, Eficiência e Auto Produtivo (DEIA)”. O programa, que contará com a participação de diversas secretarias, dará oportunidade de emprego a pessoas com deificiência, possibilitando a inclusão no mercado de trabalho.

“Independente de qualquer situação física ou mental, todas as pessoas vão encontrar amparo nessa administração. Temos hoje o caso do David Marques, que está na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e que perdeu os movimentos de suas pernas muito cedo. Agora está trabalhando e recente formou em administração pública e está desenvolvendo um bom trabalho frente a coordenadoria. Nós da prefeitura vamos corrigir os erros do passado com o que foi injusto. A partir de agora, formular políticas públicas para que as pessoas com deficiência tenham mais acessibilidade em nossa Capital”, disse Marquinhos.

O Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior, considera este dia tão importante que pretende transformá-lo no Dia Municipal para as Pessoas com Deficiência.

Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos Ademar Vieira Junior

“É um dia muito importante, que reúne praticamente todas as secretarias municipais: da Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e muitas ações culturais, mostrando que as pessoas com deficiência têm talento e condições de ir para o mercado de trabalho. O DEIA, que é um programa que estamos lançando hoje, envolve praticamente todas as secretarias. Todas com um só objetivo: de desenvolver políticas públicas para a pessoa com deficiência”, declarou Ademar Vieira.

Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Lacerda

O secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Lacerda, ressalta que o objetivo da Prefeitura é tornar as pessoas independentes e com direito a acessibilidade.

“Logo que assumiu o prefeito Marquinhos fez o dever de casa e uma das primeiras coisas que eles fez foi a reforma do banheiro do segundo andar, com a implantação da acessibilidade aa pessoas com deficiência. E assim estamos trabalhando para inclusão das pessoas e que se tornem independentes e livres do preconceito”, frisou Lacerda.

O Secretário Municipal de Assistência Social, José Mario Antunes da Silva, destacou a união entre as autoridades municipais e que todos estão unidos para fazer o melhor para as pessoas portadoras de deficiência.

“Nós trabalhamos com um único objetivo: de incluir todas as pessoas na sociedade. Contamos com dois abrigos para pessoas com deficiência, no qual damos total apoio. Este evento de hoje nos traz um grande desafio: vamos enfrentá-lo e fazer o melhor para que mais precisa”, assegurou.

O cadeirante Alex Sandro Barbosa relata que quem anda em cadeira de roda estava um pouco esquecido e que este evento de hoje demonstra a preocupação das autoridades municipais com a acessibilidade das pessoas  com deficiência.

“Pelo que estou vendo hoje, as perspectivas para quem necessita de uma cadeira de rodas para se locomover estão melhorando e tudo isso é muito importante para nós”, comentou.

Ilson Costa se surpreendeu com o evento realizado na Praça Ary Coelho. “Há dez anos sou cadeirante e não tinha visto um evento como este, que mostra nossa dificuldade e as autoridades reunidas buscando soluções para melhorar a acessibilidade”, comemorou.

Vagner Freitas é aluno dá APAE e faz questão de pontuar  que a pessoa com deficiência é capaz de fazer muitas coisas.

“Eu não posso reclamar. Tenho recebido muito apoio da APAE. Trabalho no QCentro de QDiagnóstico e estou grato pela oportunidade que recebi. Temos muitos direitos que muitas pessoas portadoras de deficiência não sabem. Este evento é uma troca de conhecimento e a oportunidade das pessoas saberem dos seus direitos”, finalizou Vagner.