O prefeito Marquinhos Trad e a secretária municipal de Educação Ilza Mateus participaram nesta segunda-feira (28), da abertura do seminário “A BNCC e a Educação Infantil: um currículo integrador para a infância campo-grandense”, que acontece durante todo o dia no Centro de Formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Na ocasião, foi lançada a publicação “Orientações Curriculares para a Educação Infantil: jeitos de cuidar e educar”, que reúne os principais fundamentos e concepções sobre a educação das crianças em espaços coletivos.

“Apesar das palestras e capacitações que vocês têm, é fundamental ter uma obra que reúne essas instruções, pois a fala se esvai com o tempo e agora vocês têm documentado todas essas ideias e ações, facilitando um trabalho unificado em nossas unidades”, ressaltou Marquinhos Trad.

IMG_0703A secretária Ilza Mateus considera o lançamento um momento histórico, pois, segundo ela, com a obra,todas as escolas terão subsídios para que o trabalho na educação infantil seja aprimorado a cada dia. “Com essa publicação vamos facilitar que a aprendizagem das crianças ocorra de forma lúdica. Nosso desejo é que essa obra provoque ações e potencialize ainda mais nossas capacidades”, afirmou.

O documento está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foi elaborado a partir de um estudo, que teve início em 2013, realizado pela equipe da Gerência de Educação Infantil da Semed, que desde então desenvolve formações e produz reflexões práticas e teóricas a respeito da educação das crianças de zero a seis anos.

Professores da Rede Municipal também colaboraram, relatando suas ações e questionamentos contribuindo com os processos formativos e de organização do material.

A publicação destaca que o trabalho desenvolvido nessa etapa da educação deve ter como eixo central as interações, incentivando a criança a se descobrir através de brincadeiras, explorando o meio em que está inserida, além de aprender a se expressar.

A ideia é que a publicação seja um referencial para unidades da Reme e auxilie na construção das propostas pedagógicas voltadas para essa etapa da educação.

Para a diretora do Ceinf Aero Rancho, Elizângela Melo, a obra atende uma reivindicação antiga dos profissionais. “Essa publicação vai nos orientar para uma prática mais completa, que atenderá melhor o processo de ensino e aprendizagem, melhorando nossos índices de qualidade na educação infantil”, pontuou.

Seminário

Após o lançamento da publicação, os profissionais participaram da primeira palestra do seminário “A BNCC e a Educação Infantil: um currículo integrador para a infância campo-grandense”, que tem a proposta de ampliar a compreensão e promover reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Destinado aos profissionais da Rede Municipal de Ensino que atuam nessa etapa da educação básica, o evento tem o objetivo de discutir os elementos que formam a base curricular da Educação Infantil e contribuem para a constituição de uma identidade dessa fase do processo educacional.

A primeira palestra foi ministrada pela professora Fabiany de Cássia Tavares Silva, pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (USP). As palestras seguem no período da tarde.

Ao todo, os temas serão abordados por cinco professoras especialistas na área e que irão fomentar o debate e estabelecer um diálogo com os gestores, professores e pesquisadores sobre os conteúdos pedagógicos e as especificidades da Educação Infantil.